loading

TOP 5 outubro | Tudo que você precisa saber está aqui

Compilamos as notícias mais acessadas no nosso site em outubro, para que você não perca nenhuma informação.

Confira a lista:

 

#1  ENAP abre inscrições para especialização em Desenvolvimento Local e ODS

O curso tem como objetivo contribuir para a ampliação das capacidades dos municípios brasileiros em promover estratégias de desenvolvimento local, a partir do aperfeiçoamento da gestão pública e do aprimoramento da elaboração de políticas públicas que dialoguem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas. As inscrições já foram encerradas.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também: Bate-Bola | Francisco Gaetani, presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

 

#2   Artigo | O desafio do aprendizado compartilhado, por Fernando Schüler

Vivemos um momento difícil para a administração pública. Os governos cresceram demais e perderam capacidade de investimento. Por muito tempo, no Brasil, a prática da irresponsabilidade fiscal e do endividamento foi corriqueira. Este quadro representa um enorme desafio. Mas para o cientista político Fernando Schüler, a boa notícia é que, hoje, dispomos de amplo conhecimento sobre qualquer aspecto relevante da gestão governamental.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também: Artigo | Planejamento é fundamental, por Regina Esteves e Carlos Jereissati Filho

 

#3   Com apoio da Comunitas, Prefeitura de Juiz de Fora fará consultas à população através de aplicativo

Juiz de Fora é a primeira cidade de Minas Gerais e uma das únicas do país a utilizar o aplicativo Colab para fazer consultas à população. A plataforma, que funciona há mais de três anos em Juiz de Fora, conta agora com novas ferramentas para ampliar a participação, consultando os usuários do aplicativo por meio de enquetes e interface responsiva.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também: De olho nas eleições | Desafio 3: estimular a participação da sociedade civil na tomada de decisões

 

#4   Bate-Bola | Secretário de Comunicação de Juiz de Fora aborda engajamento popular e comunicação pública

Michael Guedes, secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Juiz de Fora (MG), cidade parceria da Comunitas, é o convidado do Bate-Bola dessa vez. Michael é jornalista e professor, e possui MBA em Liderança e Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com módulo realizado na Harvard Kennedy School – cursado por meio de bolsa de estudo concedida pela Comunitas.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também: Bate-Bola | Diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas aborda inovação em governos

 

#5   Case | Equilíbrio das contas da Prefeitura de Caruaru

O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. Com apoio do Programa Juntos – iniciativa liderada pela Comunitas, a cidade de Caruaru, localizada no agreste pernambucano, passou por um choque de gestão que buscou o balanceamento das contas públicas da Prefeitura Municipal, chefiada por Raquel Lyra.

A ação foi necessária pelo desequilíbrio analisado (por meio de estudos prévios) nas contas da administração municipal e para, também, ampliar sua capacidade de investimento.

Saiba mais clicando aqui.

Leia também: Com parceria da Comunitas, Teresina reduz mais de R$ 50 milhões em gastos em três anos

 

 


 

Confira mais:

 

Acompanhe também as nossas redes sociais:

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *