loading

Encontro reúne prefeitos e lideranças privadas para encerramento de Jornada de Formação de Comunitas

Clique aqui e assista como foi.

Para encerrar com chave de ouro as Jornadas de Formação para Novos Prefeitos, a Comunitas reuniu, no último dia 20, prefeitos e alguns dos membros da Governança da organização, em um encontro que apresentou os desafios e resultados da iniciativa, que apoiou, durante quase 10 meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento de Planos de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas.

Leia também: Agenda | Comunitas reunirá prefeitos em conferência de encerramento de jornada

“Criamos uma rede juntos, como costumamos falar. O objetivo de hoje é fortalecer o protagonismo das lideranças e políticas públicas, que são os verdadeiros responsáveis pela transformação social, para que honrem os votos que os elegeram.”

Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas

Além de Regina, estiveram presentes no encontro Dayane Reis, diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas; e José Roberto Marinho e Carlos Jereissati Filho, membros da Governança da organização.

“Em julho de 2020 já estávamos no meio de uma pandemia que trouxe várias incertezas e, no meio disso tudo, havia eleição. Apesar desse cenário caótico, sabíamos que na Comunitas temos conhecimento, expertise e uma rede de especialista e gestores que atuam na linha de frente dos governos. Com isso em mãos, precisávamos fazer alguma coisa para auxiliar as novas lideranças em um dos maiores desafios da história. A partir disso, nasceram as Jornadas de Formação para Novos Prefeitos, de uma vontade de apoiar a gestão pública nos desafios que atravessavam e, simultaneamente, transformar estruturalmente os governos.”

Dayane Reis, diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas

Também foram convidados alguns dos(as) prefeitos(as) que participaram da jornada, como Eliene Liberato, prefeita de Cáceres (MT); Luiz Paulo Guimarães, prefeito de Curvelo (MG); Clei Rodrigues, prefeito de Gravatal (SC); Kayo Amado, prefeito de São Vicente (SP); e Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros (PE). Convidada, Francineti Carvalho, prefeita de Abaetetuba (PA), não pôde participar por questões de saúde.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Abaetetuba encerram participação na Jornada para Prefeitos

“Sabemos quão grande são os desafios e as responsabilidade de ocupar um cargo público, mas queremos deixar claro que vocês não estão sozinhos. Podem contar com a Comunitas.”

José Roberto Marinho, membro da Governança da Comunitas

Leia também: Jornada promove vivência em Reforma Administrativa com o Governo do RS

Ainda participaram da conversa Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE) pela quarta vez e atual presidente da Frente Nacional de prefeitos; e Paulo Alexandre Barbosa, ex-prefeito de Santos (SP).

“Acredito na política como ferramenta de transformação da vida das pessoas, e essa vontade precisa ser a força motriz das prefeituras. A Comunitas está alimentando de maneira efetiva esse sonho de transformação, apoiando esse mecanismo tão eficaz que são os municípios para a construção de um país mais democrático e justo.”

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju e presidente da Frente Nacional de Prefeitos

A primeira fase da jornada foi voltada para àqueles que possuíam interesse em desenvolver um programa de governo de alta qualidade técnica.

Foram mais de 650 pessoas inscritas na trilha de conhecimento sobre Planos de Governo, disponível integralmente na Rede Juntos. Grande maioria candidatos às prefeituras, de quase 90 diferentes cidades que contemplam todas as regiões do País. São homens (63,6%) e mulheres (36,4%) de diferentes partidos – como PT, PTC, PSOL, PSDB, Rede, PDT, PRTB, e cada um consumiu cerca de 13 horas, em média, dos conteúdos disponíveis na jornada.

Leia também: Instituto Jaime Lerner lança publicação com reflexões sobre planejamento territorial

“Meu Plano de Governo foi construído com base nas aulas e documentos disponibilizados pela Comunitas. Para mim, que tinha uma campanha pequena, contar com esse apoio foi fundamental para minha eleição, pois ampliaram a visão e o sonho que tinha para minha cidade. Agora, com o Plano de Metas, assumimos o compromisso de aplicarmos tudo que aprendemos para que possamos ser modelo para outros governos.”

Luiz Paulo Guimarães, prefeito de Curvelo

A segunda fase da jornada buscou apoiar os próximos chefes dos executivos municipais na transição de governo – que, por conta da pandemia, teve o menor tempo da história, na construção da agenda prioritária dos 100 primeiros dias de mandato.

Após mais de 100 inscrições, foram selecionados 53 municípios para participar de mentorias coletivas. Cerca de 15 partidos estavam representados, com lideranças públicas de todas as regiões do País, sendo que a maioria (84%) estava buscando o primeiro mandato.

“Mesmo sendo gestora de primeiro mandato, já tinha contato com a máquina. Porém, ainda assim, esse conhecimento não era suficiente para enfrentar os desafios e impactos trazidos pela pandemia, precisava de uma equipe formada e um plano estratégico de longo prazo, e a Comunitas foi fundamental nesse momento.”

Eliene Liberato, prefeita de Cáceres

Durante sua fala, Kayo compartilhou que, pela primeira vez, a cidade de São Vicente, fundada há quase 500 anos, conta com uma Secretaria de Planejamento, com foco em metas e transversalidade na gestão.

“Percebo que muitas vezes a máquina tenta nos engolir, mas se temos pessoas experientes ao nosso lado, como o pessoal da Comunitas, que nos apoiem a pensar fora disso, ajuda demais.”

Kayo Amado, prefeito de São Vicente

Dos 53 municípios, a Comunitas selecionou 12 para participar da terceira e última fase, de mentorias individuais para o desenvolvimento dos Planos de Metas municipais. Os encontros foram liderados pela consultoria Mais Resultados, parceira técnica da Comunitas.

Leia também: Comunitas realiza encontros de encerramento da jornada de apoio aos novos prefeitos brasileiros

Para seleção, foram estabelecidos critérios como: perfil da liderança, pluralidade partidária e diversidade territorial. Ao aceitar participar da iniciativa, o prefeito ou prefeita precisou assumir o compromisso, por meio da assinatura de uma carta, de envolver-se em todas as etapas do projeto.

“Acredito num país melhor, acredito que os municípios podem ser mais eficientes e entregar serviços de mais qualidade para o cidadão. Foi com esse espírito que fui para eleição e que participei das jornadas.”

Clei Rodrigues, prefeito de Gravatal

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Gravatal finalizam participação na Jornada para Prefeitos

Nessa etapa, foram cerca de 20 horas de mentorias individuais para cada município, além de 30 horas de mentorias em grupo. Os prefeitos ainda tiveram mentorias exclusivas com outros prefeitos e ex-prefeitos da rede Comunitas, à exemplo de Paulo Alexandre, e as equipes também participaram de encontros temáticos com especialistas em diversas áreas.

“Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. É preciso pensar e delimitar as melhores opções para aqueles que mais precisam. A liderança não pode esquecer que quem o colocou nessa cadeira foram as pessoas.”

Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos por quatro vezes

Foram cerca de 30 diagnósticos entregues sobre áreas críticas dos municípios; 3 Agendas-100 construídas, que direcionavam as prioridades das gestões para o início do mandato; e 12 Planos de Metas desenvolvidos pelas equipes de governo.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Francisco Morato finalizam participação na Jornada para Prefeitos

“Após as jornadas, nos sentimos mais seguros na condução e tomada de decisão administrativa, pois só podemos fazer isso com informação, dados e evidências nas mãos. Posso dizer que meu governo tem o mesmo DNA da Comunitas, de transparência, eficiência e espírito público.”

Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros

 


 

Nosso agradecimento especial aos especialistas que construíram a Jornada para Prefeitos conosco:

 

Gestores públicos e especialistas*

*cargos ocupados durante o desenvolvimento da jornada

Adriano Naves de Brito, Secretário Municipal de Educação de Porto Alegre

Águeda Muniz, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente de Fortaleza

Alberto Kopittke, Consultor do Instituto Cidade Segura

Alexandre Schneider, Ex-Secretário Municipal de Educação de São Paulo (SP)

Alexandre Simões, Sócio-diretor da Mais Resultados

Alexis Wichowski, Professora da Universidade de Columbia (EUA)

Ana Cristina Jayme, Superintendente da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração de Curitiba (PR)

Aod Cunha, Ex-Secretário de Estado da Fazenda do Rio Grande do Sul

Ariadne Daher, Arquiteta e Urbanista do escritório Jaime Lerner

Carolina Ricardo, Diretora-executiva do Instituto Sou da Paz

Daniel Annenberg, Ex-secretário Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo (SP)

Dulce Helena Cazzuni, Ex-Secretária Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Planejamento e Gestão de Osasco (SP)

Eduardo Pazinato, Ex-Secretário Municipal de Segurança Pública de Canoas (RS)

Eduardo Speeden, Assessor Municipal da Secretaria de Planejamento de Teresina (PI)

Eduardo Stranz, Consultor da Confederação Nacional de Municípios

Edvaldo Nogueira, Prefeito de Aracaju (SE)

Elizabeth Jucá, Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais

Elkin Velásquez, Diretor Regional do ONU-Habitat para América Latina e o Caribe

Ermínia Maricato, Ex-Ministra adjunta do Ministério das Cidades e Ex-Secretária Municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano de São Paulo (SP)

Erno Harzheim, Ex-Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde

Fabiana Bentes, Ex-Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro

Fábio Bernardi, Especialista em Comunicação Pública

Fábio Ferraz, Secretário Municipal de Saúde de Santos (SP)

Fábio Waltenberg, Professor associado na Universidade Federal Fluminense

Fernanda Campagnucci, Diretora Executiva da Open Knowledge Brasil  

Fernando Coelho, Professor de Administração Pública da Universidade de São Paulo

Fernando Schüler, Cientista Político e Professor do Insper

Firmino Filho, Prefeito de Teresina (PI) – in memoriam

Flávio Emílio Rabetti, Diretor Municipal de Convênios e Contratos de Campinas (SP)

Fúlvio Albertoni, Secretário Municipal de Fazenda de Juiz de Fora (MG)

Gilberto Perre, Secretário Executivo da Frente Nacional de Prefeitos

Giovanna Victer, Secretária Municipal de Fazenda de Niterói (RJ)

Guilherme Rezende, Especialista em Transição Governamental

Gustavo Maia, Diretor do Colab

Henrique Oliveira, Secretário Municipal de Educação de Caruaru (PE)

Ivan de Andrade Paixão, Ex-Assessor Técnico na Coordenadoria Municipal de Desenvolvimento Econômico de São Paulo (SP)

Izabela Murici, Sócia-Consultora na Falconi

Januário Montone, Consultor do Monitor Saúde

Jonas Donizette, Prefeito de Campinas (SP)

José Cláudio Junqueira Ribeiro, Ex-Presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais

José Rodolfo Fiori, Cofundador do GOVE

Juliana Martins, Coordenadora Institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Larissa de Marco, Coordenadora Municipal de Políticas de Emprego e Renda de São Paulo (SP)

Leandro Ferreira, Presidente do Renda Básica Brasil

Leany Lemos, Ex-Secretária de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul

Léo Voigt, Cientista Social

Lisandro Carrillo, Consultor na Falconi

Luiz Carlos Nogueira, Consultor na Falconi

Luiz Ricardo de Bittencourt Souza Renha, Membro do Comitê de Pessoas e Organização da BRK Ambiental

Margareth Zaponi, Secretária Municipal de Educação de Petrolina (PE)

Marília Melo, Presidente do Instituto Mineiro de Gestão das Águas

Marina Schulman, Arquiteta do escritório Jaime Lerner

Mauricio Duarte, Arquiteto do escritório Gehl Architects

Melina Risso, Diretora de Programas do Instituto Igarapé

Michael Guedes, Ex-Secretário Municipal de Comunicação Pública de Juiz de Fora (MG)

Miguel Coelho, Prefeito de Petrolina (PE)

Mírian Lucia Pereira, Professora de Administração Pública na Profiap/Univasf

Paulo Alexandre Barbosa, Prefeito de Santos (SP)

Pedro Chiappini, Sócio-Diretor da Mais Resultados

Pedro Henrique Teixeira Fiorelli, Head de Relações Institucionais da BRK Ambiental

Pedro Parente, Ex-Chefe da Casa Civil

Raquel Lyra, Prefeita de Caruaru (PE)

Renata Martins Domingo, Secretária Municipal de Saúde da Prefeitura de Conde (PB)

Ricardo Henriques, Superintendente Executivo do Instituto Unibanco

Ricardo Ribas, Consultor na Falconi

Rodrigo Barbutti, Coordenador Municipal de Estudo de Impacto de Vizinhança de Campinas (SP)

Samuel Ongaratto, Secretário Municipal de Segurança Pública de Pelotas (RS)

Sérgio Avelleda, Ex-Secretário Municipal de Mobilidade de São Paulo (SP) e Diretor de Mobilidade Urbana da WRI

Silvio Barros, Ex-Prefeito de Maringá (PR)

Tadeu Saravalli, Secretário Municipal de Gabinete de Birigui (SP)

Tarcísio Cintra, Secretário Municipal de Fazenda de Campinas (SP)

Thais Leal Piffer, Assessora da Superintendência do Sebrae-SP

Thiago Pedrino Simão, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Geninho Zuliani

Thomas Trebat, Diretor do Columbia Global Centers l Rio de Janeiro

Tulio Kahn, Consultor na Fundação Espaço Democrático

Ursula Dias Peres, Professora de Gestão de Políticas Públicas na Universidade de São Paulo

Vivian Satiro, Secretária Adjunta de Licenciamento de São Paulo (SP)

Washington Bonfim, Ex-Secretário Municipal de Planejamento de Teresina (PI)

William B. Eimicke, Professor na Universidade de Columbia (EUA)

 

Parceiros institucionais

Frente Nacional de Prefeitos

Columbia Global Centers | Rio de Janeiro

Instituto Humanize

 

Assista o vídeo sobre a Jornada:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *