loading

Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Gravatal finalizam participação na Jornada para Prefeitos

A Jornada para Prefeitos está chegando ao fim. A iniciativa liderada pela Comunitas apoiou, ao longo de quase dez meses, novas lideranças públicas no desenvolvimento do Plano de Governo, transição governamental, 100 primeiros dias e Planos de Metas, por meio de conteúdos teóricos, mentorias e imersões técnicas com especialistas em diversas áreas que permeiam a gestão pública.

Para o encerramento, a Comunitas está realizando reuniões particulares com os 12 municípios selecionados para a fase de mentorias individuais da jornada.

Leia também: Comunitas realiza encontros de encerramento da jornada de apoio aos novos prefeitos brasileiros

Durante o encontro, que conta com a participação do prefeito ou prefeita do município, da equipe de governo e, também, de consultores da Mais Resultados, são apresentados alguns pontos como a metodologia utilizada pela jornada, a linha do tempo do processo de mentoria, o modelo de governança para execução das metas estabelecidas, além de relatos sobre resultados e impactos do projeto no município.

“O encerramento da jornada é o início de um importante trabalho que será realizado pelo município e também o fortalecimento de uma rede de gestores empenhados na transformação do país. A Comunitas continuará próxima desses territórios ao longo desses quatro anos de mandato para acompanhar os impactos dessa iniciativa e, também, construir possibilidades de trabalhar em conjunto. Nosso muito obrigada para todos os municípios que aceitaram embarcar nessa jornada conosco. São lideranças com espírito público que estão pensando e planejando fora da caixa, que se engajaram na busca de uma gestão cada vez mais eficiente e certamente vão deixar um legado para o futuro”, disse a diretora de Conhecimento e Comunicação da organização, Dayane Reis.

Leia também: Em reunião, Comunitas e Prefeitura de Francisco Morato finalizam participação na Jornada para Prefeitos

Gravatal

A reunião que oficializou o fim da Jornada para Prefeitos junto à Prefeitura de Gravatal, em Santa Catarina, foi realizada na última sexta-feira, dia 07. Durante o encontro, a equipe de governo apresentou ao prefeito presente, Clei Rodrigues, o Plano de Metas do município, construído durante a jornada. Para o desenvolvimento do documento, que pactua as ações estratégicas do governo ao longo de quatro ano de mandatos, os gestores priorizaram as áreas de gestão, planejamento e saúde.

Para implementar as propostas, foi construído um quadro de metas e um portfólio de projetos prioritários. Algumas das ações já foram ou estão em processo de implementação, como a criação de protocolos de COVID-19 para os médicos do município e a redução da rotatividade do quadro clínico durante a pandemia; a implementação de um novo software operação que visa a redução de despesas de custeio com materiais e do tempo de resposta no atendimento à população; e a estruturação de um Gabinete de Gestão de Projetos.

O município também teve outros ganhos durante a trajetória na jornada, à exemplo do fortalecimento da participação da iniciativa privada e a construção de um plano detalhado para a iniciativa de desenvolvimento tecnológico e inovação. Além disso, Gravatal adotou e implementou uma Agenda de 100 primeiros dias ainda durante o processo da jornada.

Leia também: Jornada promove vivência em Reforma Administrativa com o Governo do RS

“Agradeço a oportunidade da minha equipe e eu participarmos da jornada. Estivemos presentes toda sexta-feira nas mentorias, trabalhando e debatendo, mesmo cansados de uma semana pesada, para que a gente possa desenvolver a nossa cidade. Foi uma oportunidade ímpar, por que um município pequeno do interior muitas vezes se perde por não ter um norte e uma chance maior de buscar conhecimento, então uma iniciativa como essa da Comunitas é de suma importância”, disse o prefeito Clei Rodrigues.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *