loading

Retrospectiva 2018 | Comunitas fortalece ações para o desenvolvimento de lideranças públicas

A Comunitas tem como um dos seus principais pilares o desenvolvimento das habilidades das lideranças públicas brasileiras, e em 2018 a atuação não foi diferente. A organização concedeu dezenas de bolsas de estudo para estimular a gestão com foco na solução de questões estratégicas para a cidade, como a melhoria dos serviços públicos oferecidos aos cidadãos.

Além disso, a Comunitas promove iniciativas como a plataforma digital Rede Juntos, além de cursos, palestras e encontros fechados, para estimular a troca de experiências e soluções entre gestores públicos.

Assista: Em vídeo, prefeito de Medellín e diretor na Universidade de Columbia debatem lideranças públicas

Mas esse ano foi mais que especial para a Comunitas, pois…

Promoveu a ida de prefeitos para estudar nos EUA

Em julho, a Comunitas promoveu a ida de diversos prefeitos brasileiros para imersão de uma semana na Universidade de Columbia, durante o programa “Accelerating Growt in Brazilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’).

Desenhado e promovido pela Comunitas, em parceria com a Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e a School of International and Public Affairs (SIPA), o curso é uma iniciativa inédita que ofereceu aos gestores públicos ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados.

Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento aborda temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

Leia mais: Comunitas na Exame | Políticos brasileiros vão à escola em Nova York

Concedeu diversas bolsas de estudos para servidores públicos

Em 2018, a Comunitas concedeu seis bolsas de estudo no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), buscando maior empoderamento, engajamento e fortalecimento dos servidores municipais da rede do Programa Juntos. Os cursos são ministrados pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em São Paulo, que inclui um módulo internacional no Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Leia mais: Comunitas contempla seis servidores da rede Juntos com bolsas de estudo para especialização em gestão pública

Firmou parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Já em abril, a Comunitas firmou acordo de cooperação com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) – entidade vinculada ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para execução de ações voltadas para a produção de conteúdos nas áreas de inovação, tecnologia e conhecimento aplicados à gestão pública.

Leia mais: Bate-Bola | Francisco Gaetani, presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

O primeiro curso desenvolvido pela parceria foi a Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local, voltado para servidores públicos com o objetivo principal de aumentar a capacidade dos municípios de utilizar ferramentas e instrumentos disponíveis para otimização dos planejamentos, associada a conhecimentos técnicos de gestão pública municipal, de gestão metropolitana, de gestão de políticas de infraestrutura local e de planejamento territorial.

E, principalmente, fortaleceu a troca de aprendizado entre gestores

Uma das maiores iniciativas da Comunitas em prol do desenvolvimento de novas lideranças públicas é por meio da Rede Juntos, plataforma digital que se concretizou como um local de troca e debate em gestão pública, reunindo lideranças engajadas no aprimoramento da administração pública brasileira. O local reúne diversos conteúdos exclusivos, em formas de texto, livros, podcast, artigos e vídeos, além da possibilidade de entender mais detalhadamente sobre os projetos com o próprio gestor – seja prefeito, diretor ou secretário municipal.

A Rede Juntos ainda conta com Iara, assistente virtual criada pela Comunitas, em parceria com a AppCívico, que orienta servidores a compreender melhor o procedimento envolto na prestação de contas do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Leia mais: Conheçam Iara, assistente virtual da Comunitas que apoiará municípios na busca pelo equilíbrio das contas

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *