loading

Comunitas contempla seis servidores da rede Juntos com bolsas de estudo para especialização em gestão pública

Dentre os objetivos da ação, está contribuir para a disseminação das boas práticas da gestão pública, bem como qualificar, incentivar e reconhecer talentos em potenciais.

Visando maior empoderamento, engajamento e fortalecimento dos servidores municipais da rede do Programa Juntos, a Comunitas contemplou seis gestores públicos com bolsas de estudo no Master em Liderança e Gestão Pública (MLG), curso de pós-graduação latu sensu oferecido pelo Centro de Liderança Pública (CLP) – que inclui um módulo internacional realizado na Blavatnik School of Government da Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Leia mais: Francisco Gaetani, presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

O curso é voltado para gestores interessados em políticas inovadoras e em zelar pela excelência dos serviços públicos oferecidos pela gestão municipal. Serão abordados conteúdos como articulação institucional, planejamento orçamentário, liderança, gestão de equipes, mediação de conflitos e inovação no setor público. Por meio de aulas, estudos de casos e exercícios os participantes discutem soluções práticas para os desafios da gestão pública. E, ao final do curso, o aluno desenvolve um projeto de impacto no governo.

Os gestores contemplados são:

  • Angelo Dimitre Bezerra Almeida da Silva, Controlador Geral do Município de Caruaru (PE);
  • Carlos Alberto Ferreira Mota, secretário municipal de Educação de Santos (SP);
  • Glória Maria Almeida da Silva, diretora de Departamento na Secretaria Municipal de Gestão de São Paulo (SP);
  • Flávia Francinete Ferreira Machado, assistente administrativa na Secretaria de Administração do Governo do Pará;
  • Thiago Sampaio Milani, secretário municipal de Gestão e Controle de Campinas (SP);
  • Solange Pelicer, secretária de Educação de Campinas (SP).

 

“O MLG não poderia entrar em minha vida em momento mais oportuno, pois estava procurando alternativas para aprender mais sobre liderança, tema bastante urgente no setor público. Pretendo melhorar gerenciamento da minha equipe obter subsídios para construir estratégias de aproximação e compartilhamento  de experiências com as demais secretarias da Prefeitura de São Paulo que prestam políticas públicas através de parcerias com o terceiro setor”, afirmou Glória.

Para além de formar parcerias para o aprimoramento da gestão pública nas prefeituras brasileiras, a Comunitas, por meio do Programa Juntos, visa promover uma nova cultura gerencial nas prefeituras da rede, destacando os servidores públicos como atores estratégicos para uma verdadeira transformação na administração pública.

Leia mais: 5 dicas feitas especialmente para servidores públicos

Para Thiago, que, inclusive, trabalha diretamente com servidores já formados pelo MLG, a oportunidade é enorme. “Fiquei muito contente em fazer parte dos selecionados para realizar o MLG. Tive a experiência de trabalhar com a Comunitas no Programa Juntos, no qual foram reestruturados diversos setores fundamentais na área de Urbanismo e Equilíbrio Fiscal. Sou gestor direto de 3 formados pelo curso e pude acompanhar a evolução deles. Agradeço a Comunitas por me dar essa oportunidade, isso me ajudará muito a aumentar a eficiência na gestão municipal”, disse.

Foco na formação de novas lideranças públicas

Já foram mais 50 bolsas de estudo oferecidas pela Comunitas para sua rede de gestores públicos, visando a formação de novas lideranças, acreditando que os servidores são peças-chave para a melhoria dos serviços oferecidos ao cidadão, além da sustentabilidade dos programas de governo.

Assista: Gestor público Leandro Telles explica importância de bolsa de estudo

Cursando atualmente o MLG, Gabriel Trevisan, assessor superior da Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas (SP), afirma que a oportunidade de cursar a pós-graduação com o apoio da Comunitas está sendo fundamental para a alavancagem de suas competências profissionais. “Durante o curso, pudemos analisar, conhecer e propor alterações em diversas dinâmicas que existem no ambiente de trabalho. Graças ao apoio da Comunitas tive acesso à essa oportunidade. Todos saímos ganhando, eu e a Prefeitura de Campinas”, explicou.

Leia mais: Investimento no desenvolvimento dos gestores públicos

Além do CLP, também já foram disponibilizadas bolsas na Universidade de Columbia – uma das mais renomadas no mundo. O último projeto foi, inclusive, realizado na instituição. O ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’ levou diversos prefeitos brasileiros para trocar experiências e entender melhor sobre gestão pública com importantes professores e palestrantes norte-americanos.

Leia mais: Fortalecimento de lideranças públicas é foco de curso realizado pela Comunitas na Universidade de Columbia

 

 


 

Entenda mais sobre liderança no Setor Público com Federico Gutiérrez, prefeito da colombiana Medellín, e Bill Eimicke, fundador e diretor Picker Center for Executive Education da Universidade de Columbia.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *