loading

#RetrospectivaComunitas – Confira as ações de de desenvolvimento de lideranças realizadas pela Comunitas em 2021

A organização busca fortalecer os profissionais do primeiro setor, seja através de bolsas de estudo em instituições renomadas no Brasil ou no exterior, ou por meio de programas de formação. 

O intuito é oferecer às lideranças públicas municipais e estaduais da rede da Comunitas uma oportunidade de formação para inspirar os gestores com conhecimento, práticas e experiências internacionais para que possam gerar impacto em suas administrações e territórios.

 

Dentre os principais destaques do ano de 2021, estão:

 

Desenvolvimento de lideranças em potencial – Normalmente identificadas através da Rede Juntos, são gestores públicos, municipal ou estadual, legislativo ou executivo, com potencial de gerar impacto no seu entorno. São pessoas que acreditam no papel do Estado para contribuir com o desenvolvimento do país. A Comunitas vê nessas pessoas o poder de multiplicar e ampliar o impacto que elas têm na sociedade. Enfim, pessoas com espírito público cujo impacto vai continuar para além do mandato. 

 

Programas de mentorias e tutorias individuais – A Comunitas a “Rede de Mentores”, que são lideranças engajadas e envolvidas com a organização. São pessoas que foram contempladas com alguma bolsa, gestores públicos que participaram dos programas da Rede Juntos, além de pessoas da academia, da sociedade civil e parceiros técnicos. Então essas lideranças passam a fazer parte da Rede Juntos, participando de programas de tutoria, individualizada ou coletiva, em que a Comunitas os coloca em contato com novas lideranças, que estão começando a fazer parte da Rede. O objetivo é fazer com que o mentor, ou seja, alguém que já foi apoiado pela organização, fique em contato direto com o gestor novato e haja essa troca de experiência entre eles.  

 

Programas de mentorias  coletivas (Rede de Mentores da Comunitas) – Esse programa segue a mesma lógica do item anterior, porém com a diferença que é coletiva. Esse acompanhamento acontece por um determinado período de tempo, a exemplo das jornadas de conhecimento e inovação promovidas pela Comunitas (Jornada Para Novos Prefeitos, Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas).

 

Conhecimento por meio de produtos (plataforma Rede Juntos, publicações, trilhas de aprendizado, banco de soluções, benchmarks, pesquisas/papers originais, etc.) – Um eixo fundamental da atuação da Comunitas é a multiplicação do conhecimento. A organização desenvolve uma série de produtos, disponíveis na plataforma da Rede Juntos, como podcasts, publicações, pesquisas, trilhas e etc, como uma forma de impactar gestores públicos, com o objetivo de que eles gerem mais impacto no seu entorno. 

 

Conhecimento por meio de oportunidades de conexão e inspiração (eventos, vivências, imersões, cooperação técnica, etc.) – Outra forma de levar conhecimento para as lideranças é através de oportunidades de conexão e inspiração. Nesse sentido, a Comunitas organiza alguns eventos, a exemplo de imersões e vivências, incentivando a troca de experiências entre lideranças mais experientes e novas lideranças. A ideia é oferecer espaços de encontro para diálogo e a troca de inspiração e ideias. Esse ano, cerca de 9400 pessoas foram impactadas por esses eventos. 

 

Programas de aprendizados práticos (Hub – “learn by doing” – aprender fazendo) 

Esse eixo de atuação garante a sustentabilidade dos demais projetos desenvolvidos nos territórios brasileiros. “A gente tem uma forma de compartilhar conhecimento muito focado no learn by doing, ou seja, aprender fazendo. Sabemos o quanto a experiência prática gera conhecimento consistente e, por isso, temos diversas ações para aproximar os gestores a fim de construir soluções em conjunto para problemas de governo. Além da ação, o trabalho em rede tem papel importante aqui, para que os resultados sejam conquistados e a gestão pública seja, de fato, impactada”.

 

A prefeita de Abaetetuba (PA), Francinete Carvalho, foi uma das participantes da Jornada Para Novos Prefeitos, com outros 11 gestores e suas equipes. O objetivo do programa era apoiar os novos prefeitos na transição de governo, na atuação nos primeiros 100 dias de gestão e no planejamento das metas da administração pública. “A maior ferramenta de poder é o conhecimento. E a Jornada trouxe o conhecimento para nós, prefeitos, e para as nossas equipes. Trouxe a oportunidade de compartilhar esse conhecimento e aprender, na troca de experiências, algo fundamental em um momento tão difícil para os prefeitos desses país”, declarou ela durante o programa.

Jornadas de conhecimento

Através da Jornada Para Novos Prefeitos, a Comunitas apoiou diversos candidatos a elaborar seus planos de governo, na transição governamental e nos primeiros 100 dias e planos de metas da gestão pública municipal. Ao todo, foram 650 candidatos inscritos, de 90 municípios e 15 partidos participantes. Além disso, 80 colaboradores se envolveram ativamente no desenvolvimento do programa, cuja sistematização resultou em 24 vídeos-aula, divididos em 12 blocos temáticos, totalizando em 60 horas de conteúdo. Nove participantes foram eleitos e quatro novos gestores foram contemplados com bolsas de mestrado em universidades internacionais.  

A Jornada Para Novos Prefeitos foi mencionada no jornal o Estado de São Paulo

 

Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas

Desenvolvido a partir das experiências dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, o objetivo do programa era apoiar governos municipais nos processos de reformas administrativas e iniciativas de melhoria de gestão de pessoas com o intuito de alcançar uma gestão mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços. A etapa de transferência de conhecimento teve duração de quase 4 meses, entre o evento de lançamento e o evento de encerramento. Ao todo, foram 60 pessoas de 12 municípios que participaram de quase 30 horas de encontros durante o período de formação, com apoio de diversos especialistas convidados. Além disso, os participantes contaram com três mentorias individuais por município. 

 

Ao final da Jornada, mais de 12 atos normativos foram entregues (envolvendo temas como revisão do estatuto do servidor e regulamentação do teletrabalho, etc.) e mais de 50 projetos-pilotos desenhados

A Jornada de Reforma Administrativa foi citada pela Revista Exame

 

Todo conteúdo programático de ambas as Jornada contou com a supervisão da Columbia Global Centers, a filial da Columbia University no Brasil, parceira da Comunitas, que concedeu 200 certificados para os times de gestores públicos que concluíram pelo menos 80% dos programas. 

 

Plataforma Rede Juntos

 

A Plataforma nasceu de uma demanda de replicabilidade do Juntos, visando empoderar e possibilitar a troca entre servidores públicos municipais no intuito de levar o conhecimento produzido e os casos de sucesso para cada vez mais prefeituras, favorecendo a melhoria dos serviços prestados à população. A Comunitas desenvolve diversos conteúdos, a exemplo de podcasts, webinários e publicações. Nesse ano, foram desenvolvidas nove novas trilhas de conhecimento. Todo conhecimento presente na Plataforma é disponibilizado de forma gratuita. 

 

Acesse esse link e saiba mais.

 

Parceria com instituições

Por meio da parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), A Comunitas apoiou o fortalecimento de lideranças através do curso Liderando Para o Desenvolvimento, uma iniciativa inédita e gratuita de formação de alto nível de lideranças locais em setores estratégicos. 

O curso consistiu em aulas ao vivo, com a participação de vários especialistas renomados nacional e internacionalmente, como uma preparação para novos prefeitos, secretários estaduais e municipais para promover o desenvolvimento local e melhorar a entrega de políticas e serviços públicos aos cidadãos O curso teve três turmas com aproximadamente 50 prefeitos em cada.  A Comunitas disponibilizou o conhecimento com cases e especialistas para conversar com os alunos. 

 

Publicações

A Comunitas tem como objetivo sistematizar o conhecimento para replicar o aprendizado em diversos territórios. Por isso, no ano de 2021, a organização lançou quatro publicações. Confira no link quais foram 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *