loading

Juntos em Santos | Programa apresenta próximos passos para a cidade

No último dia 15 aconteceu mais uma Reunião de Governança do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, dessa vez na cidade de Santos (SP). Entre os participantes, estava o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira, Nelson Gomes, diretor-presidente da Comgás e um dos membros da Governança do Juntos de Santos, além de secretários e diretores municipais, e líderes locais de empresas como a Petrobras, Vale Fertilizantes, Porto Seguro, ADM do Brasil, Universidade Paulista e Poupafarma.

Fotos: Isabela Carrari

Durante o encontro, foram destacadas as iniciativas realizadas na cidade para aprimoramento da administração pública, como o “Eficiência Coletiva”, conjunto de ações voltadas para o equilíbrio fiscal. Atualmente, o comitê gestor – grupo formado por secretários municipais para manter a sustentabilidade dos resultados – prepara um plano que conterá intervenções de médio e longo prazo e uma agenda de implementação, para intensificar o trabalho de otimização dos gastos e a melhoria na arrecadação.

LEIA MAIS: Santos economiza R$ 60,5 milhões com frente de Equilíbrio Fiscal

Houve espaço também para a Escola de Mães, projeto que auxiliou Santos a diminuir o coeficiente de mortalidade infantil de 13,69, em 2014, para 10,80, em 2015. Recentemente o projeto foi o grande vencedor internacional Core77 Design Awards – um dos principais prêmios de design de produtos e serviços no mundo.

LEIA MAIS: Escola de Mães ganha um dos maiores prêmios de design do mundo

Para Fábio Ferraz, secretário de saúde santista, a parceria com o Juntos promoveu no município uma mudança de cenário, sobretudo na taxa de mortalidade infantil. “Dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que a taxa de 2017 é inferior às anteriores – 7,8. Considero a melhora dos indicadores também ao trabalho realizado com a Comunitas, iniciado em 2015. Com a parceria, a taxa de mortalidade infantil de Santos passou a contribuir para que a média estadual e nacional caísse”, elucidou.

Planejamento sustentável

A Reunião de Governança teve como uma das principais pautas a apresentação da segunda fase do Santos 500 – planejamento de longo prazo desenvolvido para a cidade com apoio do Juntos. O objetivo da iniciativa é promover a construção coletiva de um plano integrado de desenvolvimento local sustentável, capaz de mobilizar diferentes setores da sociedade e construir bases e diretrizes sólidas para o desenvolvimento da cidade nos próximos 30 anos, fazendo frente aos desafios do crescimento populacional e da crescente demanda por serviços públicos na cidade.

LEIA MAIS: Planejamento estratégico para a construção de cidades inteligentes

A segunda fase do “Santos 500” tem como foco a elaboração de estudo de Diretrizes de Macroestruturação Urbana para o município, incluindo a definição de projetos específicos.

“Governos passam, a sociedade municipal fica. É desafiador esse planejamento, teremos que ser muito perseverantes. O engajamento da sociedade certamente faz parte da fórmula de sucesso”, disse Nelson Gomes.

 

 

Reunião de Governança

As Reuniões de Governança têm como objetivo debater sobre expectativas, desafios e oportunidades da atuação do Programa Juntos nas cidades que fazem parte da rede. Ela envolve o Núcleo de Governança do Juntos – formado por grandes líderes empresariais brasileiros, prefeitos, secretários integrantes dos comitês gestores e parceiros técnicos do programa.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *