loading

#ImersãoMedellín – Como as parcerias público-privadas mudaram a realidade de uma cidade

Agenda do dia 2:
Visita ao setor administrativo da área metropolitana do Vale de Aburrá – AMVA
Visita ao Centro Integrado de Tráfico e Transporte – CITRA
Visita ao Jardín Buen Comienzo
Visita à Ruta N

O segundo dia da #ImersãoMedellín foi dedicado à visitação de projetos apoiados tanto pelas iniciativa privada quanto pelo poder público, em programas de governança compartilhada –  modelo de gestão defendido pela Comunitas. Os cases vão desde a proteção ao meio ambiente até planejamento urbano e educação, criando políticas públicas transversais às áreas da administração da cidade, oferecendo serviços públicos de qualidade para a população.

Leia #ImersãoMedellín – Dia 01 Como a cidade colombiana se tornou exemplo e inspiração

Leia #ImersãoMedellín – Dia 3 – Como o urbanismo social e a tecnologia transformaram a cultura local

Leia #ImersãoMedellin – Final – Como a experiência na cidade colombiana impactou as lideranças brasileiras

Ao explicar sobre a atuação da Comunitas, Regina Esteves, diretora-presidente da organização, salientou os motivos pelos quais Medellín é uma inspiração. “A iniciativa privada tem uma visão de médio e longo prazos e é muito importante para nós, como organização, ter a mesma visão que os empresários. O nosso objetivo é sempre atrair bons cases para elevar o nível da administração pública do país, pensando sempre na corresponsabilidade entre os setores da sociedade.” 

Área metropolitana do Vale de Aburrá – AMVA

O dia começou com uma visita ao setor administrativo da Área Metropolitana do Valle de Aburrá (AMVA), conglomerado de 10 municípios que tem Medellín como cidade núcleo. A AMVA atua como autoridade de transporte público e ambiental, órgão de planejamento e coordenação territorial, segurança e convivência.

A entidade administrativa busca funcionar de forma estratégica para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região por meio de uma governança compartilhada entre instituições e organizações que promovam o ordenamento equitativo do território. A organização desenvolve e apoia projetos de integração regional entre as 10 cidades da Área Metropolitana Valle de Aburrá, dentre os quais podem-se destacar a construção de um EcoParque, a ligação de cidades por vias expressas e a proteção à fauna silvestre.

Juan David Palacio, diretor da AMVA, explicou que as empresas públicas, chamadas de EPM em Medellín, geram praticamente todos os serviços importantes para a população da região, mas ele entende que, no Brasil, a situação é diferente, visto que os municípios têm poucos recursos para investimento em qualidade de vida da população (ao contrário do que acontece quando se fala em investimento federal). 

“A AMVA é uma organização que faz a gestão dos recursos dos municípios. Nós procuramos entender as vocações das cidades do nosso entorno e disponibilizamos aportes para essas localidades. Às vezes nós contratamos e desenvolvemos os projetos localmente e outras, nós disponibilizamos uma parte dos recursos para que a cidade faça o mesmo, completando os valores em menor proporção. A ideia é, também, gerar consciência e engajamento por parte das administrações públicas municipais”, explicou o diretor. 

 

Centro Integrado de Tráfico e Transporte – CITRA
A segunda agenda do dia foi uma visita ao Centro Integrado de Tráfico e Transporte (CITRA), uma central de transporte inteligente que integra diferentes órgãos para melhorar a mobilidade da cidade, reunindo dados de sete sistemas de informação. Os dados coletados vêm do Metrô de Medellín, da Região Metropolitana de Valle de Aburrá, do Sistema de Mobilidade Inteligente de Medellín (SIMM) e do Centro de Semáforos (CIOS), e são utilizados para melhorar a mobilidade na cidade. 

A iniciativa é o resultado de uma cooperação internacional entre Medellín e a Coreia do Sul. O país asiático investiu cerca de US$ 12 milhões no projeto. A comitiva pôde entender como Medellín consegue gerenciar o trânsito de forma mais eficiente, além de fornecer informações de trânsito em tempo real aos cidadãos para viagens mais inteligentes, evitando acidentes e garantindo conforto na mobilidade. 

O Centro conta com grande infraestrutura tecnológica, com modelo de operação do sistema que permite a integração de big data e 4RI, sigla que designa a Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela ampla utilização de Inteligência Artificial, oferecendo uma plataforma de informação ao cidadão que conta com portal web, aplicativos para celular e sistema de gerenciamento em vídeo (VMS).



Visita ao Jardín Buen Comienzo

O terceiro compromisso do dia e uma das agendas mais esperadas pela comitiva foi a visita ao Jardín Buen Comienzo. O complexo educacional é resultado de um programa da prefeitura de Medellín voltado para educação da primeira infância, que busca promover o desenvolvimento integral, diversificado, inclusivo e autônomo de meninos, meninas e suas famílias durante os primeiros cinco anos de vida. O intuito é ajudar as famílias por meio de diferentes modalidades de atendimento, visando às principais necessidades do núcleo familiar.

O objetivo da visita é ter contato com as instalações implementadas pelo programa, metodologia utilizada pela Secretaria de Educação, conhecer o currículo pedagógico e entender os critérios básicos para se tornar um beneficiário do programa Jardín Buen Comienzo. O projeto atende 93% das crianças de Medellín, cujas famílias se encontram em situação de vulnerabilidade e alta vulnerabilidade social. Toda a estrutura do projeto disponibiliza 442 centros e 24 jardins de infância.

O complexo foi construído em uma área na qual era feito o descarte de resíduos sólidos, então muitas das estruturas foram criadas a partir de itens reciclados. O programa também disponibiliza 70 centros espalhados por toda a cidade de Medellín,  além da estrutura principal. “Esse é um dado muito importante e é um grande case de sucesso das políticas públicas locais”, defendeu Regina Esteves. “O investimento feito na primeira infância é importantíssimo para uma geração de cidadãos conscientes e engajados”, concluiu.

Renan Ferreirinha, secretário de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, enfatizou a importância de uma política educacional voltada à primeira infância e em quanto não só o Rio de Janeiro, mas o Brasil, podem se beneficiar dos aprendizados que Medellín tem a oferecer no que se refere à gestão pública. “O Jardín Buen Comienzo é uma iniciativa pública muito interessante porque coloca a criança no centro de um projeto educativo e pedagógico. Tudo que é feito aqui é pensando na criança como protagonista”, afirmou. 



Visita à Ruta N
A última parada do dia foi na Ruta N, centro de inovação e negócios de Medellín. Seu objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. A missão da Ruta N é articular o ecossistema de CTI para transformar Medellín em uma economia do conhecimento.

O espaço se tornou um grande hub de inovação não só para a cidade de Medellín, como também para a Colômbia, tornando-se referência a nível mundial na economia do conhecimento. Ou seja, o espaço é dedicado a valorizar não somente a mão de obra, como também as ideias. O local foi totalmente revitalizado para se transformar em um distrito de inovação e permitir a criação de conexões diversas entre empresários, acadêmicos, investidores e setor público.

 

[aigpl-gallery id=”12304″]

Crédito Fotos: Sara Sierra

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *