loading

#ImersãoMedellin – Como a experiência na cidade colombiana impactou as lideranças brasileiras

 

Leia #ImersãoMedellín – Dia 1  Como a cidade colombiana se tornou exemplo e inspiração

Leia #ImersãoMedellín – Dia 2 – Como as parcerias público-privadas mudaram a realidade de uma cidade

Leia #ImersãoMedellín – Dia 3 – Como o urbanismo social e a tecnologia transformaram a cultura local

 

A comitiva que participou da #ImersaoMedellin voltou ao Brasil, depois de cinco dias intensos, com muita experiência e aprendizados que impactaram a todos os envolvidos no processo. O objetivo da missão foi cumprido: as lideranças voltaram para casa inspiradas e com a crença e esperança de que mudar o país é possível. 

Após o longo período de pandemia, organizamos mais uma imersão, ainda tomando os devidos cuidados, para buscar inspiração em políticas públicas exitosas para trazer ao país. Dessa vez, fomos a Medellín, na Colômbia, por ter uma realidade muito próxima à brasileira, e descobrimos que sim, é possível”, comenta Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

Cidade inovadora

Murilo Cavalcanti, secretário de Segurança da Prefeitura de Recife, já visitou Medellín por 37 vezes e, de acordo com ele, é necessário visitar a cidade colombiana ainda outras vezes para absorver tudo. “Medellín é um modelo pedagógico profundo de transformação. A cidade mais violenta do mundo se transformou na cidade mais inovadora”, afirma. E defendeu ainda que o contrário de violência não é polícia, mas sim a convivência entre as pessoas, em espaços públicos criados para esse fim. 

A viagem ao município colombiano, inclusive, rendeu um acordo de cooperação entre as cidades de Recife e Medellín, assinado entre os prefeitos João Campos e Daniel Quintero, respectivamente. “Recife e Medellín são duas cidades criativas por essência. [Esse acordo serve] para pensar juntos e compartilhar experiências bem sucedidas de políticas públicas, estratégias e soluções urbanas adequadas para os países e cidades da América Latina”, declarou o prefeito João Campos no ato da assinatura do termo.

Já Renan Ferreirinha, secretário de Educação da Prefeitura do Rio de Janeiro, se diz impactado com o “Jardín Buen Comienzo”, um complexo educacional dedicado à primeira infância. “Aumentar o tempo das crianças na escola é um dos objetivos principais da gestão na educação carioca, e o exemplo de sucesso em Medellín é uma inspiração”, declarou em postagem em rede social

Para ele, uma experiência que o marcou bastante foi a visita à Comuna 13. O lugar, que já foi considerado um dos mais perigosos do mundo devido ao tráfico de drogas, é um exemplo inspirador do que o poder público pode fazer quando volta seus investimentos para a população mais vulnerável. 

“A Comuna 13 é um centro a céu aberto de inovação social e políticas públicas efetivas em Medellín. Antes das intervenções feitas pelo poder público, o bairro era visto como um dos lugares mais perigosos do mundo. Agora tem escadas rolantes espalhadas, intervenções urbanas fenomenais, grafites para tudo que é lado e muita manifestação cultural. É arte para tudo que é lado! Sem contar que o saneamento básico é muito bom e chega água onde for. É possível ter segurança e dignidade em qualquer lugar”, afirmou.

Tábata Amaral, deputada federal pelo Estado de São Paulo e ativista por uma educação de qualidade para todos, fez coro à opinião de Ferreirinha e se diz impressionada e contente com os aprendizados. “Medellín conseguiu se reinventar quando começou a ouvir a população, focando as políticas públicas naqueles que mais precisam e garantindo dignidade e oportunidades”, diz. 

[aigpl-gallery id=”12398″]

[aigpl-gallery id=”12417″]

[aigpl-gallery id=”12436″]

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *