loading

Em Santos, Saúde inicia seleção inédita de gestores

Ações de seleção para cargos públicos são estimuladas pela Comunitas com o objetivo de profissionalizar a gestão.

Prefeitura realizará, pela primeira vez, um processo seletivo para escolha de ocupantes de cargos de confiança (livre provimento), o qual ajudará a definir os quatro novos coordenadores da rede de Atenção Básica, responsáveis pela supervisão das 32 policlínicas da Cidade. A medida, inédita na área da Saúde entre as administrações municipais do País, ficará a cargo do Vetor Brasil, organização parceira sem fins lucrativos com experiência na atração e pré-seleção de lideranças em governos estaduais e municipais.

O processo de seleção é aberto a profissionais com ou sem vínculo com a Prefeitura, seguindo os requisitos e critérios estabelecidos, e as inscrições são gratuitas pelo site www.processoseletivosantos.org.

“Os profissionais selecionados vivenciarão os desafios do setor público e irão ajudar a melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. Queremos atrair novas ideias, permitir a troca de experiências entre funcionários novos e antigos e trazer inovação na gestão pública”, destacou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa nesta quarta (5), durante assinatura do decreto que instituiu o processo de seleção na Administração Municipal e lançamento da primeira iniciativa na Secretaria de Saúde.

A metodologia de escolha levará em conta uma série de critérios objetivos, além de avaliar a trajetória profissional, a experiência em cargos de liderança e o conhecimento em saúde e gestão pública dos candidatos. O processo todo, que deverá levar cerca de 13 semanas, entre o início das inscrições e a divulgação dos selecionados para os cargos, será composto também por uma avaliação de uma banca de especialistas, prova escrita e entrevistas por competências.

Após a pré-seleção dos profissionais, os nomes serão encaminhados à Secretaria Municipal de Saúde, que fará a escolha final dos quatro coordenadores. “Nas policlínicas, desenvolvemos os principais atendimentos e programas de prevenção e promoção em saúde e queremos as mais modernas ferramentas aplicadas nas instituições públicas e privadas”, ressalta o secretário de Saúde, Fábio Ferraz, lembrando que as unidades da Atenção Básica são a porta de entrada dos usuários na rede pública.

Transparência

De acordo com a diretora do Programa Líderes da Gestão Pública do Vetor Brasil, Bruna Eboli, a seleção de lideranças para os órgãos públicos é baseada nas competências dos concorrentes. “Usamos uma metodologia própria, que avalia cada candidato de forma ampla e aprofundada. Nosso processo é conduzido de forma objetiva, no qual todos os candidatos recebem o mesmo tipo de avaliação. Utilizamos critérios técnicos e comportamentais para selecionar os melhores talentos”.

Também participaram do ato o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Luiz Antonio da Silva, e a gerente de Conhecimento da Comunitas, Bruna Santos, organização parceira da Prefeitura e apoiadora institucional da iniciativa junto com o Centro de Liderança Pública.

Iniciativa originada de bolsistas da Comunitas

Todo esse projeto de seleção por mérito realizado em Santos foi baseado no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) produzido pelo secretário de Saúde santista, Fábio Ferraz, em parceria com Rosandra Elizabeth Padron, funcionária de carreira da prefeitura, durante o Master em Liderança e Gestão (MLG), realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Fábio e Rosandra realizaram o curso por meio de bolsas de estudo concedidas pela Comunitas – que tem entre seus pilares de atuação o fortalecimento de habilidades de liderança para estimular a gestão com foco na solução de questões estratégicas para a cidade. O secretário de saúde salienta a importância de estudar a gestão pública. “O aprendizado adquirido no CLP, através da Comunitas, sendo instituído na prática”.

Leia mais: Comunitas contempla servidores públicos com bolsas para especialização em gestão pública

Boas práticas

Em Porto Alegre, a Comunitas apoiou ação parecida, realizada pela prefeitura. O Banco de Talentos na cidade teve como objetivo de formar um cadastro de profissionais qualificados para ocupar os cargos de comissão da cidade de Porto Alegre, tornando o processo de escolha da equipe do gestor mais técnica e íntegra.

Apenas no primeiro mês, foram recebidos em torno de 6 mil currículos para seleção, realizadas 400 entrevistas, 170 aprovações, com 90 profissionais contratados, atendendo à critérios como capacitação, liderança, transparência e ficha limpa.

Já em Pelotas, o Secretário de Gestão Administrativa, Jairo Dutra, foi um dos 103 currículos selecionados para a vaga, após abertura de um edital de seleção pública. Segundo a prefeita, Paula Mascarenhas, “a ideia era ampliar o leque para que as pessoas pudessem se aproximar. Fizemos um edital bem flexível”.

Com informações da Prefeitura de Santos.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *