loading

Completando 10 anos, Encontro de Líderes reúne ex-presidente, prefeitos e empresários em SP

O desejo de promover transformações positivas no Brasil reuniu dezenas de lideranças, públicas e privadas, durante o 10º Encontro de Líderes, realizado hoje (24) pela Comunitas. Entre os participantes, estava o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, o prefeito de São Paulo (SP), Jr., e o prefeito de Medellín (Colômbia), Federico Gutiérrez.

[aigpl-gallery-slider id=”6861″]

Fotos: Arianne Thrall

Promovido anualmente, o fórum tem como objetivo estimular as lideranças à refletirem sobre seu papel decisivo na construção de uma agenda positiva e sustentável para o desenvolvimento de nosso país. E para isso, em 2017, abordou os temas “Inovação em Governo e Parceria Público-Privada” e ”Governança Compartilhada”.

“O Programa Juntos é a tradução mais fiel do que chamamos governar com e não para a sociedade. Somente abrindo as portas para o diálogo e a participação mais efetiva da sociedade que as administrações públicas podem se reinventar e responder aos anseios dos cidadãos”, disse José Marinho, membro do Núcleo de Governança do Juntos, durante a abertura do Encontro.

“A crise não era a última palavra, é uma forma de mudar o modelo de gestão”

Convidado para abrir a primeira roda, William Bill Eimicke, fundador e diretor Picker Center for Executive Education da Universidade de Columbia, uma das instituições mais prestigiadas do mundo, enfatizou a necessidade de uma união entre os diferentes atores sociais e o compartilhamento de projetos bem-sucedidos, para o aprimoramento dos serviços públicos nas cidades – usando como um dos exemplos o próprio modelo do Programa Juntos.

Foto: Arianne Thrall

Com o tema “Inovação em Governo e Parceria Público-Privada”, a mesa contou ainda com a participação do prefeito de São Paulo (SP), João Doria Jr.;o ex-prefeito de Pelotas (RS) e membro da rede do Programa Juntos, Eduardo Leite; o conselheiro do Instituto Semeia, Guilherme Passos, com a mediação de Carlos Alberto Sardenberg, comentarista da Rádio CBN.

João Doria elencou um conjunto de fatores fundamentais para a implementação da inovação no governo e o entendimento da população sobre as medidas aplicadas, entre eles, um bom time de gestão, planejamento bem feito, prazos com senso de urgência, transparência e clareza nas informações”, elencou.

 “O grande compromisso que a Comunitas estimula, favorece, discute e usa como exemplo é vamos fazer um Brasil melhor, hoje e sobretudo amanhã”  João Doria Jr., prefeito de São Paulo

Planejamento de longo prazo foi um dos pontos mais tocados pelos gestores durante a primeira roda. Entre eles, Eduardo Leite. Segundo o ex-prefeito, muitas pautas importantes, mas com resultados de longo prazo, não são abordadas por questão do desgaste político, o que acaba dificultando a realização de planos governamentais estratégicos. “É preciso aliar gestão política com gestão técnica. Gastamos muito recurso humano e financeiro para manter tudo como está, ao invés de investir em mudança”, considerou.

“É necessário que as pessoas se sintam ouvidas, sendo atendidas naquilo que precisam”

Figura experiente em transformação social, o prefeito da cidade colombiana de Medellín, Federico Gutiérrez, explicou em sua fala como o local passou mais violento do mundo para exemplo mundial de transformação social e urbana, durante a abertura da roda sobre “Governança Compartilhada e a Nova Agenda Urbana”.

A roda contou ainda com a participação do prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, o CEO da Brookfield Brasil, Luiz Ildefonso Simões Lopes, o presidente da Somos Educação e fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, com a mediação de Carlos Tramontina, jornalista e apresentador da Rede Globo.

Foto: Arianne Thrall

Entre os projetos demonstrados pelo gestor, estava a Ruta N, centro de inovação, formação de talentos, acesso a capital e compartilhamento de infraestratutura para organizações que atuam na promoção da inovação social. “Não há fórmulas mágicas para nenhum local, mas, sim, uma fórmula alternativa e correta, entre o setor público, privado, sociedade e, também, academia”, sintetizou o prefeito da cidade colombiana.

Inclusive, devido à sua referência, a Ruta N foi visitada por uma comitiva de gestores públicos de Campinas (SP) e Salvador (BA), por meio de apoio do Programa Juntos.

De acordo com o prefeito de Curitiba (PR), Rafael Greca, a zeladoria urbana que cuida da cidade e satisfaz necessidades deve ser complementada pelo desenvolvimento das potencialidades.

Focando sua apresentação na área de segurança pública, a prefeita de Pelotas (RS), Paula Mascarenhas, explicou aos participantes o Pacto Pelotas Pela Paz, projeto realizado em parceria com o Programa Juntos, que está mobilizando amplamente todos os atores da sociedade pelotense – população, órgãos públicos, entidades de classes, líderes religiosos, setor privado e academia, a assumir o seu papel na luta contra a violência na cidade.

 “A grande atração do Programa Juntos é a replicabilidade dos bons resultados, dessa forma os projetos vão aprimorando e estruturando durante o processo”  Luiz Ildefonso Simões Lopes, CEO da Brookfield Brasil

“Toda estrutura precisa mudar, através de uma interface, onde o cidadão seja atendido no que precisa. A gente precisa trabalhar nesse novo tipo de relação para que a gente consiga aproximar a sociedade do município, do estado e do governo federal e, quando a gente começar a internalizar isso, a gente vai ver o nível de satisfação entre sociedade e representantes totalmente diferentes”, disse Eduardo Mufarej, citando também a Rede Juntos, plataforma digital criada em parceria com a Somos Educação, que modificou a forma de compartilhar conhecimento entre gestores públicos.

 “O cidadão quer o estado eficiente, estado que funcione, ser atendido no posto de saúde ou pela polícia, que a escola ensine para seu filho” Eduardo Mufarej, presidente da Somos Educação e fundador do RenovaBR

Para o futuro

Demonstrando a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), da qual é presidente, o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, enfatizou a necessidade de fortalecer os governos locais para que tenham capacidade de fazer o que a população espera, pois são as administradoras que estão mais próximos do dia a dia do cidadão. Assim como a Comunitas, a FNP acredita na importância do empoderamento das lideranças públicas e das cidades como locus de transformação.

“Não pode haver um divórcio entre aquilo que a população almeja e as decisões tomadas pelos governantes”, disse o prefeito.

E a celebração de uma década de um dos maiores fóruns de mobilização de lideranças contou com uma participação especial: o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso.

Foto: Arianne Thrall

 “O que estamos discutindo hoje aqui é utilizar a Comunitas como um instrumento de criação de rede para garantir boas experiências para outros gestores”  Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil

Em seu pronunciamento, o sociólogo demonstrou acreditar numa mudança na forma de comunicação entre o governo e a sociedade, para mais efetividade nas ações públicas, sendo que nessa forma de gestão, é indiscutível o peso das comunidades.  Ainda segundo ele, para ouvir a população, é necessário modificar nossos instrumentos institucionais fazendo com que se abram para aquilo que já é prática cotidiana das pessoas.

 “O objetivo do Programa Juntos é buscar soluções inovadores por meio das nossas redes e oferecer esses resultados para as lideranças públicas, para o enfrentamento dos desafios”  Carlos Jereissati Filho, membro do Núcleo de Governança do Juntos

 

Assista como foi:

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *