loading

Com apoio do Juntos, Prefeitura de Salvador conhece projetos de inovação em Medellín, na Colômbia

Durante 04 dias, a comitiva formada pela Comunitas e representantes da Prefeitura de Salvador conheceram os projetos que tornaram Medellín palco de transformações urbanas.

Exemplo de transformação social e urbana, a cidade de Medellín, na Colômbia, passou de cidade mais violenta do mundo para exemplo mundial de inovação, obtendo mudanças profundas e resultados humanos significativos, por meio de inclusão urbana, social e cultural.

E com o intuito de entender e trocar experiências sobre os projetos responsáveis pela transformação na cidade colombiana, o secretário de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (BA), Guilherme Bellintani, e a diretora de Desenvolvimento Urbano de Salvador, Mila Correia, visitaram Medellín, acompanhados da gerente de Conhecimento da Comunitas, Bruna Santos.

LEIA MAIS: Juntos em Salvador: “Governar é priorizar, e a prioridade tem que ser construída e legitimada com o cidadão”, diz ACM Neto

Entre os dias 28 de junho e 01 de julho, a comitiva conheceu os órgãos encarregados pelos processos que tornaram Medellín palco mundial de transformações urbanas. Entre eles, o Departamento Administrativo de Planejamento Municipal, incumbido pela alteração na urbanização da cidade. “Não temos palavras para descrever o quão importante pra nós foi essa reunião. Foi muito interessante entender o processo participativo pelo qual os problemas foram diagnosticados e os projetos e soluções concebidas. Foi importante compreender toda a estratégia de transformação e implantação dos projetos”, exclamou Correia.

O grupo conheceu, também, a Ruta N, centro de inovação, formação de talentos, acesso a capital e compartilhamento de infraestrutura para organizações que atuam na promoção da inovação social, criado com o objetivo de posicionar a cidade como uma potência de exportação no mercado de tecnologia, aumentando a competitividade da região.

Segundo Bellintani, as visitas foram importantes para entender, de forma mais íntima, os projetos realizados. “Foi muito esclarecedor e interessante conhecer o processo pelo qual a transformação da cidade de Medellín foi estruturada. Mais rico ainda ouvir esse processo de alguém que participou ativamente do processo”, declarou.

LEIA MAIS: Em Salvador, Juntos promove encontro de prefeitos, secretários e especialistas do Brasil e Chile

No projeto Medellin Cidade Cluster, iniciativa liderada pela Câmara de Comércio, que visa contribuir para o desenvolvimento de negócios na região, a comitiva verificou a importância dada por Medellín às parcerias entre a gestão pública, o setor privado e a universidade em prol do desenvolvimento econômico local.

Para a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves, o destaque dado para parcerias entre os diversos atores da sociedade é de grande aprendizado para organização. “Em Medellín, o setor privado decidiu tomar a frente das mudanças positivas planejadas para a cidade, incluindo a população por meio da cocriação de todas as soluções, como estratégia de aderência e pertencimento”, disse.

Agenda de inovação em Campinas

No último mês de maio, uma comitiva formada por representantes da Comunitas e da Prefeitura de Campinas (SP) conheceu Medellín, na busca por projetos de alto impacto para a sociedade, focando, principalmente, na área de inovação social.

E para promover a troca de experiências nesse campo, representantes do Ruta N também desembarcaram em Campinas, no último dia 03, para apresentar a organização à gestores públicos municipais.

O encontro foi realizado no Instituto Eldorado – referência no Brasil em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Na ocasião, representantes do Instituto apresentaram suas linhas de atuação, ressaltando a Capacitação Profissional, com os projetos Oficina do Futuro – Pessoas com Deficiência e a Plataforma de Ensino à Distância.

Um dos principais projetos da organização é o Bepid, para a Formação de Empreendedores. O projeto está presente em diversas cidades do Brasil – muitas das quais também possuem projetos do Juntos, como Campinas, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. Outro projeto de destaque é o Hacka Truck, em parceria com a IBM e a Apple. No projeto, um caminhão passa por várias capitais e cidades do Brasil e os participantes passam 3 semanas no caminhão desenvolvendo aplicativos, sempre em parceria com instituições de ensino locais.

Campinas tem buscado fazer parcerias para construir inovações em todas as áreas. Já a Ruta N visa estimular alianças para criar redes internacionais, unindo as organizações públicas com as privadas para conseguir soluções para os grandes problemas da sociedade.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *