loading

Campinas cria laboratório de inovação para qualificação do serviço público com apoio de Jornada da Comunitas

Laboratório de Inovação em Gestão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Campinas tem como objetivo conceber iniciativas para melhoria do serviço público

A Jornada Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, iniciativa da Comunitas e Fundação Lemann que visa apoiar governos municipais na conquista de gestões mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços, já está apresentando resultados.

Apresentação sobre o programa GestAÇÃO feita pela secretaria Eliane Jocelaine Pereira aos diretores, coordenadores e chefes de setor da pasta | Foto: Prefeitura de Campinas

A jornada não só colaborou com a melhoria na formação e desempenho dos servidores públicos, mas também apoiou na construção de propostas de transformação dos processos de seleção, carreira e melhoria do ambiente corporativo.

Leia também: Ananindeua construirá planejamento estratégico com apoio da Comunitas

À exemplo da criação do Laboratório de Inovação em Gestão e Desenvolvimento Humano da Prefeitura de Campinas (SP). Denominado GestAÇÃO, a iniciativa é um ambiente orgânico vivo, dinâmico e permanente de criação de ideias, estudos, pesquisas, projetos e trabalhos conjuntos para solução de desafios e problemas de interesse comum, a partir do foco nas pessoas que movem a administração pública, que propõem, criam ou se beneficiam da solução criativa ou inovadora: servidores e cidadãos.

O laboratório tem três objetivos centrais: qualificação, para gerar mensuração e qualificação do servidor e do serviço público; engajamento, com intuito de estimular uma cultura de inovação e engajamento do servidor com o cidadão campineiro; e transformação, para fomentar propostas indutoras de transformação da sociedade com foco na cultura de paz e nos direitos humanos.

Leia também: RS inicia processo para instalação do Tudo Fácil em Lajeado com apoio da Comunitas

“É importante ressaltar que a participação de Campinas na Jornada para Prefeitos foi fundamental para o processo de desenvolvimento do laboratório de inovação. O apoio da Comunitas possibilitou não somente resultados técnicos, como o alinhamento teórico entre secretarias chaves, mas, também, a troca de experiências e soluções que auxiliaram nos debates e reflexões internas, levando a criação do GestAÇÃO”, explica Eliane Jocelaine Pereira, secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas de Campinas.

A criação do laboratório passou por uma série de metas e conquistas, para se tornar realidade, como a alteração do nome da Secretaria Municipal de Recursos Humanos para Gestão e Desenvolvimento de Pessoas; a criação do departamento de apoio à gestão e projetos integrados, e a inserção de novos profissionais na equipe.

Leia também: Reforma do RS tem retorno projetado de R$ 13 mil para o governo para cada 1 real investido pela Comunitas

“A cada meta alcançada nosso propósito torna-se ainda mais presente: somente juntos conseguiremos avançar. Esses resultados apenas são possíveis pois existem gestores públicos dispostos a desenvolver soluções eficientes e a compartilhar essas boas práticas. Vamos seguir juntos”, declara Dayane Reis, diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *