loading

Vem aí Iara, assistente virtual que ajudará municípios na busca pelo equilíbrio fiscal

Com previsão de lançamento para o final de novembro, chatbot auxiliará gestores públicos municipais no desafio de manter o equilíbrio fiscal.

Uma assistente virtual criada especialmente para auxiliar os municípios brasileiros na busca pelo equilíbrio das contas públicas: essa é Iara, chatbot criado pela Comunitas e desenvolvido pela AppCívico.

Com previsão de lançamento para o final de novembro, Iara será “alimentada” por inteligência artificial, ou seja, simulará o comportamento e raciocínio humano e terá capacidade de aprendizagem automática com os dados inseridos no sistema. A robô virtual responderá perguntas que servidores públicos municipais de todo o Brasil possam ter a respeito das pendências do CAUC – o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Leia também: O que é, para que existe, e por que limpar o nome no CAUC, o “Serasa” das prefeituras

Como nasceu Iara

Iara nasceu a partir de uma dinâmica realizada com os servidores públicos que lideraram as ações desenvolvidas pela Comunitas e o Governo do Pará, com apoio do Instituto Humanize  – a iniciativa teve como objetivo de auxiliar os municípios a aprimorarem sua gestão fiscal, principalmente perante à débitos no CAUC, o Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias.

Leia também: Comunitas e Governo do Pará fortalecem capacitação para servidores públicos

Realizada em setembro, a oficina buscou, em cinco passos, compreender melhor qual era a visão dos servidores paraenses a respeito do processo envolvido no CAUC. Durante o processo, foram conhecidas as dificuldades obtidas ao longo do procedimento e também quais eram as expectativas dos participantes acerca da assistente virtual criada.

Resultados da Comunitas com o Governo do Pará

A Comunitas desembarcou no Estado do Pará em 2017 para realizar os workshops “Melhoria da Situação Fiscal dos Municípios do Pará”, que rodou mais de 20 mil quilômetros, passando por mais de 60 cidades de todas as regiões do estado paraense.

Leia também: Em publicação, Comunitas explica detalhes do projeto de gestão fiscal realizado com o Governo do Pará

Como resultado, de novembro do ano passado a janeiro de 2018, foram reduzidas 32,88% das pendências com o CAUC, mais que o dobro da porcentagem se forem analisados os 144 municípios, onde a diminuição foi de 12% nesse mesmo período.

Todos os resultados obtidos e os processos implementados com o Governo do Pará deram origem à publicação ‘Municípios em rede pelo equilíbrio fiscal: a experiência no Estado do Pará’, desenvolvida pela Comunitas e lançada recentemente.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *