loading

Teresina e-você: participação popular na solução de desafios

Plataforma terá como foco inicial ações de enfrentamento à violência juvenil, a partir de sugestões da população.

 

O Prefeito de Teresina, Firmino Filho, recebeu nesta quinta (06), no palácio da Cidade, a doação de tecnologia e aporte técnico para desenvolvimento da plataforma de governança colaborativa Teresina e-você.

A plataforma Teresina e-você será desenvolvida sem custos aos cofres públicos, por meio do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, e terá como foco inicial ações de enfrentamento à violência juvenil, a partir de sugestões da população, principalmente na região do entorno do Parque Lagoas do Norte. A iniciativa utilizará como referência as experiências exitosas das cidades de Campinas (SP) e Pelotas (RS), municípios também parceiros do programa Juntos.

“Essa plataforma ampliará o diálogo com as comunidades e a atuação do Se Liga na Ideia, desenvolvido com sucesso pela Secretaria Municipal da Juventude. É um passo importante para a construção da Teresina que desejamos, a cidade pela qual lutamos diariamente. Pela plataforma, os cidadãos – em especial os jovens – poderão apontar soluções para os desafios da cidade e escolher as propostas que devem ser implementadas pelo poder público. Teresina e-você é um símbolo da nossa caminhada, juntos, por uma cidade melhor, mais justa e mais fraterna”, enfatizou Firmino Filho.

 

A plataforma Teresina e-você estará disponível para os teresinenses no mês de setembro, quando serão realizadas oficinas com as comunidades, para estimular a formulação e a apresentação de ideias por meio da plataforma.

 

“Teresina e-você facilitará a participação dos cidadãos na elaboração e implementação das ações e políticas públicas na sua comunidade. A plataforma incentivará o protagonismo da juventude teresinense, que se aproximará do poder público propondo ações para resolver demandas da sociedade. Será uma escuta ampliada, em que teremos a oportunidade de colher as sugestões da população de Teresina, avançando para a construção de uma cidade para as pessoas”, observou Júlio César Filho, secretário municipal de Juventude.

 

De acordo com a coordenadora geral do programa Juntos, Lígia Martins, “a plataforma parte de uma iniciativa do poder público, que propõe um desafio, mas é totalmente animada pela sociedade, que participa, propõe e escolhe as melhores propostas. Teresina e-você possibilita, também, o acompanhamento da implantação das ações e a indicação de iniciativas exitosas em cidades do Brasil e do mundo, para análise do poder público”, enfatizou.

Como funciona

 

A nova plataforma será desenvolvida em três etapas, em que o cidadão tanto pode propor melhorias, quanto identificar e sugerir inovações já existentes em outros locais do Brasil e do mundo.

 

As sugestões serão avaliadas por técnicos da Prefeitura de Teresina, que vão selecionar as inovações possíveis de serem implantadas técnica e financeiramente. As propostas consideradas viáveis serão colocadas em votação e os autores das dez ideias vencedoras serão convidados para participar da solenidade de implantação das ações.

 

“Os cidadãos poderão propor, pela internet, ideias para o poder público. É mais um canal de diálogo e queremos que a população compartilhe conosco soluções para o enfrentamento aos desafios que se apresentam no cotidiano da cidade. A plataforma será um espaço para proposições dos cidadãos ao poder público municipal e ampliará a nossa capacidade de perceber os diversos ângulos da questão da violência juvenil, por exemplo, possibilitando-nos atuar em diversas frentes para prevenir e enfrentar esse grande desafio”, pontuou Washington Bonfim, secretário municipal de Planejamento e Coordenação.

 

 

Foto: Renato Bezerra

Fonte: PMT

Os comentários estão desativados.