loading

Primeira turma de bolsistas da Comunitas conclui mestrado em Columbia

A primeira turma bolsista da Comunitas encerrou, na última semana, o Mestrado em Gestão Pública da Universidade de Columbia (EUA). O grupo é composto por três pessoas que integram o programa Juntos: Clarissa Malinverni, Gerente do programa, Leandro Barboni, Diretor do Departamento de Informática de Campinas (SP) e Eduardo Speeden, que iniciou o curso como Assessor Técnico II da Secretaria de Finanças de Santos (SP) e, no primeiro semestre deste ano, migrou para a prefeitura de Teresina para assumir o cargo de assessor de apoio à coordenação da Secretaria de Planejamento.

Com duração de 18 meses, as aulas foram por videoconferência e, uma vez por mês, presencialmente no Rio de Janeiro. Dois módulos foram realizados nos Estados Unidos.  Os bolsistas foram selecionados após uma competitiva seleção que avaliou critérios como fluência em inglês, capacidade de liderança e potencial para multiplicar o aprendizado, além de estimular outros gestores a ações que façam diferença para as administrações públicas do país em todos os níveis.

Ao longo do curso, os alunos do curso contaram com a expertise de profissionais de renome internacional na área de gestão pública como Jeffrey Sachs, Steven Cohen e William B. Eimicke.  O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvido pelos bolsistas apresentou pesquisas relacionadas às áreas de atuação deles. Clarissa, por exemplo, fez um estudo de caso do programa Juntos desenvolvido em Teresina (PI). “Acredito que é um modelo bem sucedido de governança colaborativa que pode ser replicado para outras cidades ao redor do mundo, como uma estratégica efetiva para superar os desafios das cidades, onde a maior parte da população mundial vive,” opina. Para ela, disseminar o modelo do Juntos à comunidade acadêmica internacional contribui para a consolidação dos resultados do programa.

Leandro discorreu sobre os desafios de usar a Tecnologia da Informação como inovação, por perceber que os investimentos na área nos órgãos públicos são basicamente para realizar manutenção das operações existentes. “Meu projeto analisa a situação da T.I. dos governos, aponta as deficiências que eles enfrentam para se transformarem em gestões verdadeiramente eletrônicas. A pesquisa também traz alguns cases como soluções que podem auxiliar nesse processo”, explica. Por atuar na área, ele pretende desenvolver uma agenda, em Campinas, que privilegie a melhoria dos processos e o investimento eficiente na área.

Já Eduardo fez uma pesquisa sobre a qualidade do planejamento orçamentário nos municípios paulistas. Segundo ele, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo lançou, no ano passado, o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), que mede a capacidade de resultados da gestão municipal e, entre os itens avaliados, está o planejamento orçamentário. “Escolhi esse tema por acreditar nele como uma ferramenta de gestão para melhoria do gasto público”, explica. O estudo realizado por ele também faz uma abordagem sobre quais fatores afetam a qualidade do planejamento municipal.

 

Parceria com a Universidade de Columbia

Considerada uma das mais importantes instituições de ensino do mundo, é a mais antiga de Nova Iorque e a quinta dos Estados Unidos. Columbia tem uma Rede de trabalho integrada espalhada pelo globo, sendo que uma unidade está localizada  no Rio de Janeiro (a Columbia Global Center), para ampliar a participação de pessoas latino-americanas na universidade.

Em 1977 foi criado o  mestrado em Gestão Pública, cujo foco é em políticas e gestão pública. O curso capacita profissionais que atuam em parceria com o governo e que desejam impactar a formulação de políticas públicas. A turma que se formou agora iniciou os estudos em janeiro de 2015, quando a Comunitas firmou uma parceria com a instituição, com o objetivo incentivar a formação acadêmica de gestores públicos que são atendidos pelo programa Juntos, com a concessão de bolsa de estudos.

Candidatos em potencial se inscrevem e precisam ser aprovados em todas as etapas de seleção da universidade, que incluem avaliação curricular, carta de apresentação, entrevista, comprovação do idioma e três cartas de recomendação. O intuito é que os alunos venham acrescentar ao programa, bem como adquirir capacitação por meio dele. O curso é altamente seletivo e conta com cerca de 25 servidores brasileiros por turma. A parceria com a Universidade de Columbia reflete no fortalecimento das lideranças públicas, na promoção do conhecimento e na aplicação de práticas inovadoras por meio da troca de experiências.

Sistematização de resultados Juntos

Durante o 8º Comitê Gestor realizado no último dia 9, na sede na Comunitas, em São Paulo, a representante da Universidade de Columbia no Brasil, Bruna Santos, apresentou um novo projeto da instituição iniciado recentemente, que é a sistematização das boas práticas do Juntos.  Desenvolvido em duas linguagens (visual e escrita), tem como objetivo levar para o universo acadêmico cases brasileiros de sucesso em gestão pública e deve ser concluído até o fim deste ano. A seleção das boas práticas a serem relatadas está sendo realizada com base em princípios de benchmarking.

Os comentários estão desativados.