loading

Pelotas inaugura terceira Rede Bem Cuidar, iniciativa desenvolvida com apoio do Juntos

Após o período de reforma e ampliação, que iniciou em janeiro de 2016, pelotenses ganharam terceira UBS com padrão Rede Bem Cuidar.

No último sábado (20), as portas da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) foram abertas para os moradores do bairro do Guabiroba, em Pelotas (RS).

Essa é a terceira UBS que integra à Rede Bem Cuidar, iniciativa desenvolvida com apoio do Programa Juntos, que visa estabelecer um alto padrão de atendimento aos pacientes. A UBS Bom Jesus e a Simões Lopes foram as primeiras unidades que integraram à Rede Bem Cuidar.

“Este lugar é para estimular a saúde e não só para tratar da doença”, enfatizou a prefeita Paula Mascarenhas, durante a inauguração. “A diferença do padrão da Rede Bem Cuidar está na construção, que não é feita de cima para baixo, mas por quem usa os serviços, por quem trabalha neles e por quem conhece a região”, explicou, referindo-se à integração da população com servidores e gestores para elaboração do projeto de funcionamento da unidade.

Prefeitura de Pelotas lança Núcleo de Ideias Rede Bem Cuidar 2017

Moradora da Guabiroba há 14 anos, Helena Tavares destaca o atendimento humanizado, foco principal da Rede Bem Cuidar. Para ela, “a mudança foi maravilhosa, principalmente porque os idosos não precisam mais enfrentar filas ou se expor a longas esperas. As novas instalações e o atendimento mudaram completamente. A qualidade chegou por aqui. O acolhimento é muito positivo; demonstra atenção com as pessoas”.

Projeto cocriado com esferas da sociedade

Com apoio do Juntos, o desenvolvimento do projeto permeou o conceito de Design Thinking, realizado pela Agência Tellus, parceira técnica da Comunitas, e contou com três fases: empatia (entendimento empático e exploração do contexto do cidadão e dos servidores); cocriação (construir “com” e não “para” a sociedade civil) e experimentação (testar para aprender errando de forma rápida e barata).

A Prefeitura de Pelotas tinha como objetivo estabelecer um novo padrão de atendimento na rede pública de saúde que fosse capaz de tornar o serviço mais humanizado, que se transformasse em um modelo a ser implementado em toda a rede. Também esperava envolver servidores e usuários para compartilhar experiências e sugerir melhorias. Havia a necessidade de reduzir as filas de espera, dar condições estruturais para unidades e equipes, além de investir em ações preventivas. E todo o esforço de cocriação resultou na Rede Bem Cuidar, um novo conceito de atendimento em saúde, com foco na prevenção.

Conheça a cartilha sobre Gestão de Saúde Pública, criada pelo Juntos

Prêmios de excelência nacional e internacional

Em 2015, a Rede Bem Cuidar foi eleita a 2ª melhor experiência em saúde pelo prêmio InovaSUS, do Ministério da Saúde – a primeira colocação ficou com Curitiba, cidade também parceira do Programa Juntos. A premiação busca reconhecer e incentivar projetos e experiências inovadoras no âmbito do SUS e a posição rendeu a Pelotas R$ 250 mil.

O projeto também recebeu premiação do Centro de Design Ativo de Nova Iorque, nos Estados Unidos, em 2016, sendo uma das 12 experiências reconhecidas mundialmente – a única brasileira. O Centro procura identificar e reconhecer projetos de pesquisa e design convincentes, que cultivam o bem-estar através da promoção da atividade física, saúde mental e vida cívica.

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Os comentários estão desativados.