loading

Parceira da Comunitas, Prefeitura de Caruaru recebe prêmio por qualidade na gestão fiscal

Ações em busca do equilíbrio fiscal foram realizadas em parceria com a Comunitas, que busca ajuste financeiro dos municípios em diversas cidades e estados brasileiros

A cidade de Caruaru, parceira da Comunitas desde 2016, recebeu duas premiações a partir de uma iniciativa da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). A premiação aconteceu no último dia 13.

Na categoria para municípios acima de 150 mil habitantes, as premiações foram para “A Melhor Relação entre Receita Corrente Líquida x Investimentos”, além do “2º Lugar Geral em Pernambuco na Média Ponderada da Qualidade dos Gastos Públicos”.

Segundo a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, é muito importante ter essa ação reconhecida, já que esse foi o foco da liderança desde o início da gestão. “Sem dúvidas, é motivo de muito orgulho, não só para mim, mas para toda a equipe da Prefeitura de Caruaru que vem trabalhando incansavelmente para garantir mais investimentos em nossa cidade e mais qualidade de vida”, concluiu.

O prêmio

O objetivo da iniciativa é aliar ressaltar a importância da gestão fiscal eficiente como instrumento para o desenvolvimento sustentável dos municípios. Segundo o diretor de planejamento e articulação de políticas da Sudene, Antonio Ribeiro, reconhecer as boas práticas dentro deste contexto estimula os prefeitos a perseguirem bons resultados. Segundo o gestor federal, o projeto também se apresenta como um instrumento de controle social. “É possível acompanhar, sobretudo, a qualidade da aplicação dos recursos públicos por parte dos gestores. Assim, é possível identificar quem é que está se esforçando para atender as demandas da população”, avalia.

Parceria com Comunitas

O equilíbrio das contas públicas ainda é um dos grandes desafios dos gestores das cidades brasileiras. E, para que seja possível melhorar o investimento em áreas como Saúde e Educação, o município precisa envolver toda cidade na busca pelo mesmo objetivo: o equilíbrio fiscal.

Com apoio do Programa Juntos – iniciativa liderada pela Comunitas, a cidade de Caruaru passou por um choque de gestão que buscou o balanceamento das contas públicas.

Para a execução do projeto na Prefeitura de Caruaru, a Comunitas contratou a Mais Resultados como parceira técnica.  A consultoria identificou a oportunidade de R$ 19,27 milhões em economia, por meio das informações que a administração envia para o Tesouro Nacional. Esse dado evidencia a oportunidade de implantação de um projeto para controle das despesas e novas formas de análise das receitas.

A ação foi necessária pelo desequilíbrio analisado (por meio de estudos prévios) nas contas da administração municipal e para, também, ampliar sua capacidade de investimento. O trabalho alcançou, até o momento, um Retorno Sobre Investimento (ROI) de R$ 46,9 – um resultado acima do esperado.

Clique aqui e leia o material completo sobre as ações da Comunitas em Caruaru.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *