loading

Governos com práticas inspiradoras de valorização do servidor público

Hoje o Brasil conta com 12 milhões de servidores públicos, nas esferas municipal, estadual e Federal, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2018. É um número gigante de cidadãos brasileiros que tem a responsabilidade de criar uma aproximação entre a população e o Poder Público, e que estão dispostos a dedicar uma vida no oferecimento de serviços melhores para a sociedade, com eficiência e cuidado.

Essa dedicação é (e deve ser realmente) reconhecida, e alguns governos já estão dispostos a isso. Selecionamos abaixo alguns programas de valorização do servidor público. Confira:

 

#1  Choque de gestão em Minas Gerais

O programa “Choque de Gestão” implementado no ano de 2003 foi estruturado em três pilares centrais – equilíbrio fiscal, aumento de receitas e melhoria da eficiente, eficaz e moderna.

Dentre os objetivos do programa se buscava redução de gastos, melhoria na qualidade da prestação de serviços, fortalecimento e expansão do sistema de mérito, a gestão por resultados, a modernização da gestão pública.

Inserido nos pilares do programa, a gestão por resultados foi aplicada especialmente nas políticas de Gestão de Pessoas, por meio do desenvolvimento de um novo padrão de gestão com base na meritocracia, que se refletiu na implementação de instrumentos como a “Avaliação de Desempenho Individual” e “Acordo de Resultados”.

Leia também: Bate-Bola | Francisco Gaetani, ex-presidente da ENAP, aborda a importância e os desafios da formação de lideranças públicas

 

#2  Academia de Novos Líderes em Mato Grosso

O Governo do Mato Grosso criou a Academia de Novos Líderes, com o objetivo de desenvolver competências técnicas e comportamentais, capacitando os servidores públicos do poder executivo estadual, para atuarem como agentes de liderança e inovação.

O programa não gera nenhum custo para o Estado, que conta com a parceria de servidores públicos com conhecimentos específicos em algumas áreas para que sejam facilitadores do projeto. Essa colaboração do próprio servidor gera uma economia aproximada de R$ 740 mil ao poder público, segundo o governo mato-grossense.

O curso está em sua segunda edição. A primeira, em 2018, contou com uma média de 93% de frequência, dado que reflete o interesse e dedicação dos participantes.

Leia também: Formas de equilibrar o orçamento de uma cidade | Engajamento dos servidores

 

#3  Programa Líderes Cariocas da Prefeitura do Rio de Janeiro

O programa tem como objetivo formar gestores municipais para que assumam posteriormente posições estratégicas dentro da administração.

A iniciativa seleciona servidores com perfil de liderança, interessados em ocupar posições de alto escalão, que por meio do processo formativo possam aumentar a produtividade e o desempenho da Prefeitura.

Os instrumentos de meritocracia e gestão por resultados se insere no programa também ao permitir que os Líderes Cariocas tenham direito a avaliações individuais de desempenho e metas individuais, que se cumpridas podem resultar em bonificação de até dois salários adicionais.

Leia também: 5 dicas feitas especialmente para servidores públicos

 

#4  Programa de remuneração variável da Prefeitura de Santos

Em 2013, a Prefeitura de Santos criou o Programa Participação Direta nos Resultados (PDR), que instalou um sistema de avaliação de desempenho e remuneração variável a servidores públicos municipais, vinculado ao cumprimento de metas e indicadores de resultado.

Por meio do programa, as metas são pactuadas em contratos firmados entre o gabinete do prefeito e secretarias municipais ou órgãos da administração indireta. Nesses contratos estão definidos os indicadores e metas que uma vez cumpridos resultam na bonificação aos servidores.

Inspirado em práticas comuns de gestão na iniciativa privada, o programa visa aumentar a eficiência da prestação de serviços públicos, beneficiando a população e os servidores municipais.

Leia também: Desafios para a implementação do programa de remuneração variável na Prefeitura de Santos

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *