loading

Empreendedora social mobiliza sociedade civil na implementação de UTIs para enfrentar o Coronavírus

Regina Esteves é diretora-presidente da organização sem fins lucrativos, Comunitas, que apoia setor público em ações de impacto


(Alexandre Battibugli/Veja SP)

A empreendedora social Regina Esteves dedica-se há 20 anos a Comunitas, organização dedicada à integração de uma agenda Brasil. Com mais de 200 frentes de trabalho realizadas em 22 cidades e 5 Estados brasileiros, a organização é exemplo mundial de uma nova maneira de superar antigos desafios socioeconômicos da sociedade em livro internacional, além de estudo de caso na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Acostumada na mobilização do setor privado, a presidente enxergou a possibilidade de envolver também a sociedade civil na busca por soluções para enfrentar a crise causada pelo Coronavírus (Covid-19).

“Nós acompanhamos prefeitos e governadores e vemos mais de perto os desafios. Quando a crise começou, tentamos articular com a nossa rede o máximo de recursos possíveis para a implementação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI).”

Regina explica que a operação não foi fácil e precisou de muita ajuda. “O apoio técnico do A.C. Camargo Cancer Center na identificação e compra desses equipamentos foi fundamental pois está uma corrida para encontrar equipamentos, pois muitos são fabricados na China”.

Leia mais: O empreendedorismo social de Regina Esteves, Revista Veja

A instituição sem fins lucrativos e apartidária já conseguiu R$ 10 milhões e está investindo na compra de respiradores para hospitais públicos do Estado de São Paulo. O valor de cada equipamento é em torno de R$ 70 mil reais e o governo se prontificou a investir em toda a estrutura necessária para o recebimento dos aparelhos.

“Acreditamos na força da sociedade civil para a construção colaborativa de ações focadas em nova concepção de governança que já vem sendo desenvolvida em várias cidades do mundo e trazida ao Brasil pelo Juntos”.

Confira a lista de hospitais priorizados pelo Governo do Estado de São Paul a receberem os equipamentos:

  • Hospital Geral Pedreira
  • Hospital Geral Guarulhos
  • Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo
  • Hospital Geral de Carapicuíba.
  • Hospital Geral Pirajussara
  • Hospital Geral de Itapecerica da Serra
  • Hospital Estadual de Francisco Morato
  • Hospital de Clínicas de Franco da Rocha
  • Hospital Geral Santa Marcelina de Itaim Paulista 10
  • Hospital Estadual de Sapopemba
  • Hospital Geral Grajaú


Em caso de dúvida, clique aqui e entre em contato com a Comunitas.

 

 

A Comunitas

A Comunitas é uma think and do tank dedicada à integração de uma agenda Brasil. Uma instituição sem fins lucrativos, apartidária e independente, formada por uma aliança de lideranças empresariais brasileiras que se dedica a investir tempo e competência técnica, visando a melhoria das administrações públicas brasileiras.

A organização desenvolve ações diretas e sustentáveis em 5 estados e 22 cidades brasileiras. Atualmente, são 71 frentes de trabalho e já foram mais de 304 territórios que replicaram ações realizadas pela organização. Além disso, todo conhecimento desenvolvido e apreendido pela Comunitas é sistematizado e compartilhado por meio da Rede Juntos, uma plataforma inovadora de conteúdo que distribui abertamente todas as práticas e resultados alcançados para mais de 200 mil servidores públicos por ano.

Leia mais: Comunitas na Folha de SP | Investimento social vai além da doação e requer participação

Todas as iniciativas da organização possuem o objetivo de contribuir para que os gestores públicos sejam atores-chave na construção de uma administração pública transparente e aberta ao diálogo com a sociedade, capaz de responder às demandas por políticas sociais com eficiência, qualidade e responsabilidade.

Além de tornar-se objeto de estudo da Universidade de Columbia por sua metodologia inovadora, a Comunitas é a única organização brasileira citada no livro “Social Value Investing: A Management Framework for Effective Partnerships”, aparecendo como exemplo mundial de uma nova maneira de superar antigos desafios socioeconômicos da sociedade. A publicação é de autoria de dois grandes especialistas do setor: Howard W. Buffett e William B. Eimicke.

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *