loading

Em Fórum, educação e oportunidade deram o tom do Pacto Pelotas Pela Paz

Mais de 250 pessoas debateram ações preventivas para o Pacto Pelotas pela Paz, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Pelotas, com apoio da Comunitas e parceria técnica do Instituto Cidade Segura.

“A escola é o grande centro da prevenção.” Com esta frase, a prefeita Paula Mascarenhas resumiu o principal objetivo do 1º Fórum Municipal de Prevenção da Violência Escolar – iniciativa do Pacto Pelotas pela Paz, que ocorreu ontem (15), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A abertura contou ainda com dez novas adesões ao Banco de Oportunidades do Pacto – que integra jovens em situação de vulnerabilidade ao mercado de trabalho.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

Mais de 250 professores da rede municipal de ensino e parceiros do Pacto lotaram o auditório Dom Antônio Zattera para entender o papel da Educação na prevenção da criminalidade e na formação de uma cultura de paz.

Leia mais: Ações pela paz resultam em ocorrência zero no carnaval em Pelotas

Ao abordar a priorização da segurança pública e da mobilização da sociedade e empresariado, no rompimento da trajetória de avanço da criminalidade, Paula enfatizou que os educadores não estão sozinhos e as escolas ocupam posição central para mudar essa realidade.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

“Temos uma rede poderosa e qualificada para disputar cada um dos nossos estudantes com o tráfico e a violência. Consideramos a escola o centro de atenção para a formação de uma cultura de paz”, afirmou a chefe do Executivo pelotense.

Leia mais: Pela primeira vez, Pacto reúne todos os membros dos órgãos de segurança da cidade

Durante toda a manhã, o painel Escola da Paz colocou em pauta estratégias que provocam o protagonismo das comunidades escolares e o desenvolvimento de ambientes de transformação social. A consultora do Instituto Cidade Segura – parceiro técnico da Comunitas no desenvolvimento do Pacto, Tâmara Biolo, falou sobre a importância do uso de evidências na prevenção da violência.

Foto: Gustavo Mansur/Prefeitura de Pelotas

“A segurança pública vive hoje uma virada, um momento para aprendermos com experiências exitosas que podemos trazer para o País”, observou a consultora.

Leia mais: Confira o Bate-Bola com Alberto Kopittke, consultor do Pacto Pelotas Pela Paz

Na sequência, Marcela Moura de Almeida, do Instituto Vila Educação, versou acerca do tema Aprendizagem Socioemocional na Escola. Marcela é formadora do Programa Compasso Socioemocional e tem experiência em pesquisa e desenvolvimento de projetos sociais, culturais e educacionais. A iniciativa também conta com parceria da Comunitas.

Banco de Oportunidades ganha dez novos parceiros

Na abertura do evento, outras dez empresas aderiram ao Pacto Pelotas pela Paz e vão incrementar a oferta de vagas de emprego, esportes e cursos profissionalizantes do Banco de Oportunidades. A partir de agora, estudantes identificados no Programa Cada Jovem Conta poderão dispor de novas vagas para aprender a jogar futebol na Escola BR Futsal e no Esporte Clube Pelotas, bem como cursos profissionalizantes nas escolas JA Desenho e Nair Rosselli.

O Senac disponibilizará bolsas de estudo totalmente gratuitas, enquanto a Loja Colombo, o Guanabara, o Macro Atacado Treichel, a Solum Construtora e Incorporadora e o Grupo RBS oferecerão postos de trabalho por intermédio do Jovem Aprendiz.

Leia mais: Como as cidades brasileiras podem assumir seu papel na segurança pública?

Os novos parceiros se unem a outros 15, que se comprometeram anteriormente com o Pacto, e juntos, somam 140 vagas para inserir estudantes em situação de vulnerabilidade em atividades que os afastem de fatores de risco e os ajudem a evitar a evasão escolar.

O gerente-executivo do Grupo RBS, Haroldo Amaral Júnior, falou em nome dos empresários que aderiram ao Pacto, no dia, e lançou o desafio para a cidade chegar a cem empresas parceiras e atingir 500 vagas abertas.

Com informações da Prefeitura de Pelotas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *