loading

Crise impacta e investimento social corporativo tem queda de 13% no Brasil

Dados são apresentados pelo relatório Benchmarking do Investimento Social Corporativo (BISC) 2019, lançado recentemente.

Em 2018, as empresas brasileiras investiram R$ 2,1 bilhões na área social, uma queda de 13% em relação ao ano anterior. Para a coordenadora da pesquisa, Anna Peliano, o resultado não deve ser motivo de preocupação, pois não invalida a tendência de consolidação dos investimentos sociais do grupo registrada em edições anteriores da pesquisa.

Leia também: Investimento social cai, mas empresas buscam alinhamento com negócios e metas da ONU

“Apesar da conjuntura econômica desfavorável dos últimos anos, os investimentos foram mantidos em um patamar superior a dois bilhões de reais, o que demonstra o forte compromisso das empresas com a área social”, explica a especialista.

Fonte: BISC 2019

 

Porém, a queda dos investimentos não foi uniforme e nem generalizada. Na contramão do caminho trilhado pela economia, 36% das empresas ampliaram seus investimentos sociais, mas os valores acrescidos por esse subgrupo não foram suficientes para compensar a redução realizada pela maioria.

Leia também: 6 vantagens para empresas que investem no social

Ainda segundo Anna Peliano, outro fator importante para análise é a participação dos investimentos sociais no lucro líquido das empresas. “A mediana da participação dos investimentos sociais no lucro líquido, em 2018, subiu para 2,35% e revela o esforço realizado pelo grupo para preservar a sua atuação social em um contexto de dificuldades no campo econômico”, disse.

O BISC

A pesquisa sobre o Benchmarking do Investimento Social Corporativo – BISC, iniciada em 2008, é o resultado de uma parceria entre a Comunitas e um conjunto selecionado de empresas. Realizada anualmente, ela tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento, o aperfeiçoamento da gestão e a avaliação dos investimentos sociais corporativos no Brasil. Em 2019, a pesquisa abrangeu um universo de 254 empresas e 17 institutos/fundações empresariais.

Leia também: Comunitas apresenta relatório BISC 2019 e lança plataforma digital sobre investimento social

Junto com o BISC 2019, a Comunitas lançou uma plataforma de conteúdos sobre investimento social corporativo. No local, o público tem acesso à novidades e informações referentes ao campo de responsabilidade social, além de poder visualizar os dados e gráficos mais atuais do BISC. O visitante também pode participar da ferramenta enviando materiais como artigos e boas práticas sobre o tema.

 


 

 Clique aqui e confira os dados completos na plataforma digital BISC. 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *