loading

Criado com apoio da Comunitas, Pacto Pelotas pela Paz completa 4 anos com redução em todos os índices de criminalidade

Houve redução em todos os índices de criminalidade do município; Pacto foi desenvolvido pela prefeitura pelotense com apoio da Comunitas

O Pacto Pelotas pela Paz é um conjunto de estratégias, desenvolvidas a partir de dados e evidências, busca a redução da criminalidade e a promoção de uma cultura de paz no município gaúcho, a partir de ações que envolvam todos os setores da sociedade.

A iniciativa foi lançada em 2017 a partir de uma parceria da Prefeitura de Pelotas com órgãos municipais, estaduais e federais da área de Segurança, Justiça e área social, com a consultoria técnica do Instituto Cidade Segura, viabilizada pelo apoio da Comunitas e da Open Society Foundations.

Em quatro anos, completados no último dia 11, o Pacto Pelotas pela Paz cumpriu seu papel frente à diminuição dos indicadores criminais na cidade. E isso pode ser comprovado pelos números. Segundo informações da prefeitura, houve redução em todos os índices de criminalidade. Os homicídios dolosos e latrocínios, por exemplo, caíram 89%, no comparativo dos primeiros semestres de 2017 a 2021. A queda na taxa de roubo a pedestre, de 74%, e no transporte público e coletivo, de 95%, também são destaque.

Prefeita Paula Mascarenhas planta flores que representam as 181 vidas que o pacto salvou nos últimos quatro anos | Foto: Michel Corvello/Prefeitura de Pelotas

De acordo com o último estudo divulgado o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social, com dados referentes aos primeiros sete meses deste ano, a avaliação feita 47 meses após a implantação do Pacto mostra que foram 105 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) prevenidos.

Em relação aos Crimes Violentos Patrimoniais, foram prevenidos: 3.359 roubos a pedestre; 415 roubos de veículos; 1.118 roubos a estabelecimento comercial e financeiro; 406 roubos a transporte público; e 103 roubos a residência.

Após 39 meses da inserção da estratégia de Dissuasão Focada, em maio de 2018, o Pacto conseguiu preservar 181 vidas na cidade de Pelotas. Entre fevereiro de 2015 e abril de 2018, foram registrados 351 atentados contra à vida. Entre maio de 2018 a julho de 2021, foram 170; uma diminuição de 51,6%. Os números são resultado da integração das forças, promovida pelo Poder Público.

“O Pacto, efetivamente, se tornou uma política pública que se fortalece a cada dia, tanto na integração entre as forças de segurança, quanto no envolvimento dos servidores públicos e, sobretudo, na entrega para a sociedade da redução da violência, na diminuição dos índices criminais e, também, na prevenção, concretizada a partir de tantos projetos desse eixo”, disse a prefeita Paula Mascarenhas.

Para o futuro

Também com apoio da Comunitas, a prefeitura pelotense está desenvolvendo um sistema para acompanhamento dos alunos em situação de vulnerabilidade social e risco para violência no município, denominado Sispaz. No momento, está sendo desenhado um sistema para gestão das informações no sistema. A estrutura geral dos logins e dados está sendo elaborada em parceria com a equipe da Prefeitura de Pelotas junto com uma empresa de Tecnologia da Informação – disponibilizada por meio da parceria com a Comunitas.

Replicabilidade

O Pacto de Pelotas foi a iniciativa percursora da Comunitas na área de Segurança Pública. Pelo seu caráter inovador, o projeto serviu de modelo e foi replicado nos municípios de Niterói (RJ), Paraty (RJ), Caruaru (PE), Araguaína e (TO).

 

Com informações do portal da Prefeitura de Pelotas.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *