loading

Comunitas leva prefeitos e especialistas brasileiros para capacitação nos Estados Unidos

Durante uma semana, prefeitos, gestores públicos, especialistas e lideranças empresariais terão a oportunidade de trocar experiência sobre administração pública em uma das melhores universidades do mundo.

Para a Comunitas, quanto mais gestores ou líderes com habilidades voltadas para a eficiência na gestão, foco em soluções, e visão de longo prazo, melhor. Por isso, investe no desenvolvimento de lideranças públicas brasileiras.

[aigpl-gallery-slider id=”9456″]

Fotos: Universidade de Columbia

Leia mais: Comunitas e o investimento no desenvolvimento dos gestores públicos 

Mas, dessa vez, a experiência é completamente internacional e realizada em uma das universidades mais renomadas do mundo: a Universidade de Columbia, em Nova Iorque (Estados Unidos).

Entre os dias 09 e 14 de julho, lideranças públicas de diversas cidades brasileiras participam do programa ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras”, realizado pela Comunitas, em parceria com o Columbia Global Centers | Rio de Janeiro e a School of International and Public Affairs (SIPA) da Universidade de Columbia.

O objetivo é oferecer aos participantes as ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento aborda temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

Leia mais: Durante o Urban Thinkers Campus, Comunitas promove workshop sobre inovação social

Os participantes desfrutam de aulas com importantes professores e especialistas, como Eric Garcetti, prefeito de Los Angeles; William Eimicke, professor que já atuou como consultor de gerenciamento de inúmeras organizações governamentais e privadas; Marianna Vaidman Stone, diretora adjunta do Gehl Institute at Columbia, organização voltada para a criação de cidades para os cidadãos; Thomas Trebat, que possui grande experiência em condições econômicas e mercados financeiros na América Latina, especialmente no Brasil; e Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque.

Além das aulas, o programa conta com a experiência de líderes, prefeitos e ex-prefeitos de cidades americanas com vínculos com Columbia, para que por meio da discussão sobre boas práticas e experiências inovadoras esses líderes municipais possam confrontar os desafios complexos e crescentes das cidades.

Leia mais: Em Salvador, Juntos promove encontro de prefeitos, secretários e especialistas do Brasil e Chile

Ainda serão realizadas visitas às instituições públicas de Nova Iorque, dando às lideranças brasileiras a oportunidade de conhecer organizações norte americanas voltadas para a melhoria da vida da população. São elas: Dumbo Redevelopment in Brooklyn, que trabalha na remodelação e melhora do bairro; Bloomberg Foundation, organização criada pelo Michael R. Bloomberg para garantir uma vida melhor e mais longa para o maior número de pessoas, o Departamento de Bombeiros da Cidade de Nova Iorque (FDNY), maior departamento de bombeiros municipal dos Estados Unidos e o segundo maior do mundo; e o Times Square Business Improvement District, organização sem fins lucrativos que trabalha para tornar a Times Square limpa, segura e amigável.

Dentre os participantes estão prefeitos e prefeitas das cidades de Teresina (PI), Firmino Filho; Niterói (RJ), Rodrigo Neves; Santos (SP), Paulo Alexandre; Campinas (SP), Jonas Donizette; Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira; Caruaru (PE), Raquel Lyra; Pelotas (RS), Paula Mascarenhas; Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira; Paraty (RJ), Carlos José Gama Miranda; Petrolina (PE), Miguel Coelho; Francisco Morato (SP), Renata Sene; e Veveu, Sobral.

Além dos chefes do poder executivo municipal e de lideranças empresariais, o curso também conta com a participação dos secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Paulo Uebel; secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle da Prefeitura de Niterói, Giovanna Victer; secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz; e o secretário de Negócios Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin.

Também participam especialistas parceiros da Comunitas, como Ilona Szabó, cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé; Guilherme Mercês, economista-chefe da FIRJAN; Fernando Schüler, cientista político e professor do Insper; Fernando Veloso, especialista em segurança pública; e Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).


Existe um amplo consenso quanto à importância e à complexidade da liderança no setor público. Assista e saiba mais sobre o assunto com Federico Gutiérrez, prefeito de Medellín (Colômbia) e Bill Eimicke, professor de Columbia:

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *