loading

Comunitas apoia Governo do Pará na modernização dos processos de licenciamento ambiental

O Governo do Estado do Pará, com apoio da Comunitas, iniciou um trabalho que visa modernizar os serviços prestados pelo sistema de meio ambiente da administração pública, atuando na reestruturação do modelo de gestão e acompanhamento dos órgãos envolvidos, e no redesenho dos processos que são executados para entrega dos serviços prestados.

Leia também: Comunitas e prefeitura apresentam o Pacto Araguaína pela Paz

A iniciativa oferecerá apoio técnico para a reestruturação e modernização da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS), tendo como principal prioridade a atuação sobre as “alavancas” de eficiência para a gestão ambiental no Pará, como, por exemplo, o desenvolvimento de planejamento estratégico para a área, o monitoramento da qualidade ambiental, a gestão dos recursos ambientais (com ênfase no licenciamento ambiental) e a melhora da estrutura interna da secretaria.

“A SEMAS entende que não alcançaremos uma boa gestão de forma isolada e sem parcerias. Uma gestão contemporânea envolve necessariamente uma conjugação de esforços do público e do privado. A Comunitas e sua expertise em gestão são bem-vindas e motivo de alegria e certeza de melhoria na administração da Secretaria”, afirmou o secretário da pasta, José Mauro de Lima O’de Almeida.

Leia também: “Quanto maior o tempo fora da escola, maior chance de evasão”

O projeto é motivado por um diagnóstico realizado previamente na SEMAS, no qual observou-se obstáculos no desenvolvimento de indicadores sobre resultados e produtividade da secretaria e no acompanhamento da evolução das atividades; dificuldades no enquadramento dos empreendimentos e na comunicação com empreendedores; e carências na padronização de procedimentos.

“A intenção da Comunitas com esse projeto é oferecer apoio para aumentar a eficiência e gerar mais oportunidade de avanço na gestão ambiental, área que é fundamental para o desenvolvimento de bases sustentáveis de estados como o Pará”, explica o diretor de Projetos da organização, Thiago Milani.

Leia também: Comunitas disponibiliza especialistas em saúde para apoiar governos nas decisões tomadas durante a pandemia

O trabalho será desenvolvido pela consultoria EloGroup, parceria técnica contratada pela Comunitas para liderar o projeto junto à equipe do governo paraense, e tem previsão de conclusão para janeiro de 2021.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *