loading

Com apoio da Comunitas, Santos inicia nova fase do planejamento de longo prazo

A prefeitura santista assumiu o desafio de construir, coletivamente, um plano integrado de desenvolvimento local sustentável.

A Prefeitura de Santos, no litoral paulista, deu o pontapé inicial na nova fase de desenvolvimento do Santos 500 – planejamento de longo prazo elaborado com apoio do Programa Juntos, que visa a construção do horizonte da cidade até 2046, quando completará meio milênio.

Para o desenvolvimento dessa etapa, a Comunitas contratou a parceria-técnica do escritório de arquitetura do renomado urbanista brasileiro Jaime Lerner, responsável por reinventar o espaço urbano de Curitiba (enquanto prefeito), tornando a cidade referência em mobilidade.

Leia também: Bate-Bola | Dalila Ramalho, do Colab.re, explica a participação cidadã além dos votos

O trabalho consiste na elaboração de diretrizes urbanas para que o atual governo (e os demais), construa, em conjunto com a sociedade local, uma visão estratégica de futuro focada em sua dinâmica territorial. A ideia do Santos 500 é nortear e alavancar o desenvolvimento local e regional, em sintonia com os princípios de sustentabilidade e alinhado com as potencialidades do município, diminuindo seus desequilíbrios.

Leia também: Artigo | Planejamento é fundamental | por Regina Esteves e Carlos Jereissati Filho

E mais: o planejamento também buscará no território intervenções estratégicas capazes de dar visibilidade às diretrizes de longo prazo e criar novas energias no município, favorecendo o engajamento e o apoio do cidadão santista.

A iniciativa representa a oportunidade de o município se alçar a novos patamares de qualidade de vida urbana a partir da construção de uma visão compartilhada de futuro e do estabelecimento de diretrizes de desenvolvimento pautadas por paradigmas de sustentabilidade, inovação, criatividade, eficiência e solidariedade.

Leia também: Com apoio da Comunitas, ‘Curitiba 2035’ apresenta metas para o desenvolvimento sustentável

“É fundamental termos uma governança aberta, com a participação de todos os setores da sociedade, do primeiro até o último ano de governo. O Santos 500 é uma contribuição que visa apoiar a construção de um futuro melhor para a cidade com o protagonismo da população local”, explica a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

 


 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *