loading

CLP inicia novo ciclo do curso Master em Liderança e Gestão Pública

Quatro bolsistas da Comunitas, parceiros do programa Juntos, integram a turma

foto mlg

É por meio da formação de líderes públicos que conseguiremos impactar a educação no Brasil. Essa foi a conclusão da palestra de Ana Maria Diniz, Presidente do Conselho do Instituto Península, durante a aula inaugural da nova turma de gestores públicos do Master em Liderança e Gestão Pública- MLG, realizada nesta segunda-feira (22), em São Paulo, e que conta com a participação de quatro alunos bolsistas da Comunitas.

Integram a turma servidores públicos parceiros do programa Juntos: Alexandre Wilson Castelo Branco Couto de Sousa, Coordenador Especial da Receita da Prefeitura de Teresina (PI), Ana Paula Guzela Bertolin, Assessora de Projetos da Secretaria Municipal de Informação e Tecnologia e Teresa de Fátima Fernandes, Assessora Técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Administração, ambas da Prefeitura de Curitiba (PR), e Igor Nogueira de Camargo, Coordenador Setorial de Prevenção e Orientação da Prefeitura de Campinas (SP).

“Estou empolgado com essa oportunidade de aplicar todo o conhecimento adquirido aqui em minha cidade”, comemora Igor (SP). “Perpetuar os aprendizados amplia a nossa oportunidade de colaborar ainda mais com o serviço público”, complementa Alexandre (PI).

Em sua terceira edição, o Master em Liderança em Gestão reúne gestores públicos de todo o Brasil. Foram cerca de 80 inscritos no processo seletivo e 34 selecionados para participar da pós-graduação que é excelência em desenvolvimento de liderança focada no setor público brasileiro. Este é o terceiro ano que a Comunitas apoia gestores públicos com a concessão de bolsas para o MLG. Ao todo, 15 pessoas já foram beneficiadas. “Acreditamos que a valorização do servidor público é fundamental no processo de melhoria da gestão pública. É isso o que fomentamos ao oferecer a bolsa de estudos”, comenta a diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves de Siqueira.

Na estreia, a nova turma teve uma aula de Liderança Adaptativa, ministrada por Luiz Felipe d’Avila, diretor-presidente do CLP. O cientista político enfatizou as peculiaridades do setor público. De acordo com Luiz Felipe, “para todo projeto no setor público, há um desafio que vai além da simples implementação, seja de um porto, de um novo sistema de gestão, de uma ciclovia ou de um estudo”.

O desafio referido por Luiz Felipe é a mudança de cultura que deve ser trabalhada no setor público para viabilizar qualquer projeto de grande impacto. Custo político, definição de prioridades de gestão, comunicação efetiva junto à população e à equipe técnica são algumas das questões peculiares e intrínsecas à gestão pública. “Para enfrentar esses desafios determinantes do setor público são necessários líderes capazes de enfrentá-los de forma ética e responsável. Formar esse perfil de líder é o objetivo do Master em Liderança e Gestão”, destacou d’Avila.

O segundo momento do dia ficou a cargo de Ana Maria Diniz, que trouxe a sua experiência de mais de 10 anos dedicados à melhoria da educação pública no Brasil. Ana Maria contou como um conjunto de organizações sociais criaram o Todos pela Educação, movimento responsável pela elaboração e fiscalização das metas do Plano Nacional de Educação, iniciativa adotada pelo governo federal que determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional até 2020.

Ana Maria ainda citou a importância do desenvolvimento de lideranças na educação brasileira com gestores públicos da educação, diretores de escolas e melhorar formação dos professores.

Na parte da tarde, o MLG ficou por conta do professor Fernando Coelho, com a disciplina de Gestão Estratégica e Governança. O primeiro módulo do MLG acontecerá durante toda esta semana.

Parceiro técnico

O CLP é parceiro técnico da Comunitas e a concessão de bolsas para o MLG integra um dos pilares do Programa Juntos, que é contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades de liderança, além de estimular e disseminar as novas ferramentas e procedimentos de gestão com foco na solução de questões estratégicas para a cidade, bem como o desenvolvimento de suas equipes.

 

 

Os comentários estão desativados.