loading

#6 aplicativos para você ficar de olho nos candidatos

As eleições estão se aproximando, mas esse não deve ser o único momento para que você cumpra seu papel de cidadão. É necessário que analise bem ao escolher seu candidato, e, logo após a definição das urnas, acompanhe todos os passos dos eleitos.

Por esse motivo, confira seis aplicativos para facilitar sua fiscalização:

 

#1  Detector de Ficha de Político (antigo Detector de Corrupção)

o Detector de Ficha de Político é um aplicativo gratuito que utiliza reconhecimento facial para detectar os processos criminais, ações de improbidade administrativa e inquéritos que cada político responde na justiça, usando apenas seu smartphone. Funciona assim: o cidadão fotografa o rosto do político (pode ser em comerciais de tv, debates, santinhos, cartazes, entre outras mídias) e o aplicativo demonstra se o candidato algum problema com a justiça. Disponível para Android e iOS.

 

#2  Poder do Voto

Com o aplicativo Poder do Voto, o cidadão acompanha os principais projetos de lei que estão sendo discutidos no Congresso Nacional e que impactam diretamente em sua vida, interage com seus representantes para dizer se é contra ou a favor, manda mensagens e fiscaliza como os políticos estão votando, exercendo sua cidadania. Disponível para Android ou iOS.

 

#3  Monitora, Brasil

O aplicativo Monitora, Brasil! é uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa pesquisar e monitorar o que os Deputados Federais e Senadores estão fazendo na Câmara dos Deputados e no Senado.  É possível verificar a assiduidade, os projetos propostos, rankings, Twitter e outras informações. Os dados são extraídos do site da Câmara dos Deputados, Senado Federal, TSE e Transparência Brasil. Também é possível monitorar os projetos, basta selecionar qual projeto deseja acompanhar que caso ocorra uma movimentação você receberá uma notificação. Disponível para AndroidiOS.

A plataforma ainda conta com o João Monitora, um robô de inteligência artificial que responde questões sobre os políticos.

 

#4  Operação serenata de amor

Projeto de tecnologia que usa inteligência artificial para auditar contas públicas e auxiliar no controle social. A Operação Serenata de Amor é focada em fiscalizar, com auxílio de tecnologia, os reembolsos efetuados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP) – verba que custeia alimentação, transporte, hospedagem e até despesas com cultura e assinaturas de TV dos parlamentares.

 

#5  Vigie Aqui

O Vigie Aqui não é um aplicativo, mas, sim, um plugin para ser instalado no navegador. A ferramenta destaca, em qualquer site, os nomes de políticos que ocupam ou ocuparam cargos eletivos, além de Ministros de Estado, com pendências na Justiça. Após a instalação do plugin Vigie Aqui, basta navegar normalmente que, sempre que o nome de um político condenado, processado ou investigado aparecer, o Vigie Aqui grifa ele de roxo. Depois, é só passar o mouse por cima do nome para conferir a ficha judicial do político. Clique aqui e faça o download.

 

#6  Portais da Transparência

Lançado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União em 2004, o Portal da Transparência do Governo Federal é um site de acesso livre, no qual o cidadão pode encontrar informações sobre como o dinheiro público é utilizado, além de se informar sobre assuntos relacionados à gestão pública do Brasil.

Os dados divulgados no Portal são provenientes de diversas fontes de informação, entre as quais estão os grandes sistemas estruturadores do Governo Federal – como o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape) –, as bases de benefícios sociais, as faturas de Cartão de Pagamentos do Governo Federal, as bases de imóveis funcionais, entre diversas outras.

 

 

INDICAÇÃO EXTRA: Ranking dos políticos

Visando mostrar aos eleitores quem é quem no Congresso Nacional, o Ranking dos Políticos lançou o app para smartphones Android. A partir de agora, as informações sobre o desempenho dos atuais parlamentares também podem ser conferidas diretamente pelo aplicativo que gera, analisa e dispõe dados para a população. Para formar o ranking, a plataforma reúne informações técnicas como presença em sessões, utilização de privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa de todos os 513 deputados federais e 81 senadores. O App também traz em sua home um mapa segmentado por estados com os respectivos representantes e permite que o eleitor faça uma imagem do parlamentar para obter informações em poucos segundos.

Clique aqui para baixar o aplicativo.

 

 

 

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *